Por thiago.antunes

Rio - Todos nós já lidamos ou teremos que lidar com momentos e pessoas mais difíceis no trabalho ao longo de nossas carreiras profissionais. Especialmente quem ocupa posições de liderança deve se preparar para esse desafio a fim de evitar impactos nos resultados.

Uma das missões do gestor é manter o bom clima da equipe gerenciando os naturais conflitos interpessoais. Essa pode não ser uma parte agradável da função, mas é importante e é melhor não adiar ser feita.

Os conflitos interpessoais não se resolvem sozinhos e, sem intervenções. Com o tempo, a tendência é piorar. O líder precisa ouvir toda a sua equipe, procurar descobrir a causa dos desentendimentos, planejar a conversa e, durante o processo, permanecer calmo e evitar julgamentos. Se você não viu o comportamento inadequado, investigue antes.

Mostre ao colaborador o quanto a equipe precisa da ajuda dele e o como atitudes negativas impactam na empresa e nos colegas. Veja como agir em situações com esta. 

Pergunta e resposta

“Comecei a coordenar uma equipe de quatro pessoas há seis meses. É minha primeira liderança e estou tendo dificuldades com um integrante. Ele é pessimista, critica os colegas e todas as minhas ideias. Como devo lidar com essa situação?” Lúcia, Méier

Quase sempre um líder terá que agir sem impulsividade, mas com rapidez para neutralizar esses comportamentos na equipe. Após ouvir o grupo e identificar a causa do problema, escolha um local com privacidade para ter a conversa com o colaborador.

Se a situação estiver muito delicada ou envolver questões éticas, peça a presença de alguém do setor de Recursos Humanos. É preciso ter a habilidade de falar da situação ou do comportamento, expor os impactos em você e na equipe e oferecer apoio.

Janaina Ferreira é coach e professora do Ibmec

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