Por lucas.cardoso

Rio - Na busca por um novo emprego, os candidatos precisam ser notados pelos recrutadores. Mas isso vai muito além da tarefa de apenas mandar um currículo para o local onde o interessado numa vaga pretende ingressar no processo seletivo. Para ganhar essa visibilidade, a presença digital é fundamental.

Uma onda quesurgiu com o início da expansão e popularização da rede mundial, nos anos 90. Na época, os desempregados passaram a enviar currículos por e-mail, com o documento anexado à mensagem. Hoje, essa tendência se expandiu, ganhando portais dedicados exclusivamente à captação de novas oportunidades de trabalho. E, assim, a presença digital de um profissional em busca de emprego se tornou obrigatória.

Linkedin é uma das principais redes sociais para inclusão de currículo profissional. Entretanto%2C especialistas alerta para atenção em publicações de conteúdos polêmicosAlexandre Brum / Agência O Dia

É a tese defendida por Denise Maia, especialista em social business da Digital Marketing Solutions (DMS), empresa dedicada a oferecer consultoria e treinamento para o uso da rede social profissional para carreira e geração de novas oportunidades de negócios. Ela afirma que o uso da internet é essencial no momento de se candidatar a uma vaga de emprego. Para a especialista, é necessário lançar mão das soluções digitais, como a inclusão do currículo na rede social profissional Linkedin. “O padrão é mais enxuto, deve ter no máximo até duas páginas, mas o perfil na rede possibilita mais informações com links”, analisa.

Ela explica que, por meio da comunidade, é possível tornar o currículo mais atrativo, detalhando informações sobre carreira e experiência profissional com relação ao currículo em papel, chamando a atenção de possíveis recrutadores. Porém, como toda experiência digital, é preciso adotar alguns cuidados, essenciais para evitar transtornos.

Um deles é tomar cuidado com o conteúdo que é postado na rede, pois algumas informações podem acabar se tornando comprometedores para o candidato e frustrar suas ambições. “É bom tomar cuidado com a exposição negativa, evitar se envolver em polêmicas. Tem que mostrar para o mercado com a expertise que tem. Ou seja: veicular conteúdo relevante”, completa.

Outras opções: Facebook

Apesar dos avanços tecnológicos que permitem outras opções na busca por emprego, ainda há aqueles profissionais que prefiram o currículo em papel para correr atrás de oportunidades de trabalho. Entretanto, a especialista Denise Maia alerta, dizendo que não há como fugir das soluções digitais para manter a visibilidade no mercado de trabalho.

Além do Linkedin, o candidato também pode apostar em outras redes sociais para veicular suas informações, como o Facebook e o Twitter, já que são redes sociais mais acessadas pelos usuários e pelos próprios recrutadores.

A especialista ainda aponta que existem mecanismos dentro da própria rede que podem auxiliar na busca pela vaga, além da inclusão do currículo. É o caso, por exemplo, do Job Seeker, que cria listas de busca. Por exemplo: um profissional de marketing que esteja procurando oportunidades na área cria, com o auxílio do mecanismo, listas como localidade, tipo de empresa, porte dela, entre outros, com a possiblidade de envio de alertas por e-mail.

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