Por thiago.antunes
Rio - As vendas no comércio varejista no Rio de Janeiro caíram 7,2% em setembro, ante igual mês de 2015, informou ontem o IBGE. Na comparação com o mês anterior, o recuo foi de apenas 0,3%. Mas no acumulado do ano o tombo é de 8%.
Na comparação com setembro do ano passado, foram registradas baixas nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-22%); tecidos, vestuário e calçados (-15,5%); combustíveis e lubrificantes (-10,01%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-11,9%%).
Publicidade
Em todo país, segundo a pesquisa do IBGE, as vendas do comércio tiveram queda de 5,9%. Em relação ao mês anterior, o recuo foi de 1%.O varejo acumula queda de 6,5% no ano e, 6,6% em 12 meses. De agosto para setembro, a queda do varejo foi puxada pela diminuição das vendas dos segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,4%) e de móveis e eletrodomésticos (-2,1%).
Na análise frente a um ano antes, o comportamento em todo país foi semelhante ao da comparação mensal. As maiores retrações partiram de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,6%) e móveis e eletrodomésticos (-13,4%).
Publicidade
“O desempenho desta atividade vem sendo pressionado pela contínua queda na massa de rendimento real habitualmente recebida, além da elevação dos preços dos alimentos em domicílio acima do índice geral”, diz o IBGE, em nota.
Na sequência, estão combustíveis e lubrificantes e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-9%, nos dois segmentos); tecidos, vestuário e calçados (-10,3%); livros, jornais, revistas e papelaria (-18%), entre outros.