Servidor: Procurador e auditores da Fazenda receberam salário de outubro
Pagamento do mês de demais funcionários será parcelado em até sete vezes. Servidores da Segurança e Educação também já receberam
Publicidade
Ministro nega
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afastou a possibilidade de intervenção federal no Rio. “Existem efeitos financeiros para a União e efeitos de ordem constitucional e do Congresso. Estamos aqui fazendo o que é possível para que essa situação seja enfrentada da melhor forma possível”, disse ontem, na sede da Firjan.
Publicidade
Obstáculo
Quando a intervenção federal é decretada, a União fica impedida de apresentar Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Isso vai em desencontro ao que o governo vem fazendo: além da PEC do Teto dos Gastos que está no Congresso, o presidente Michel Temer quer enviar ao Parlamento a Reforma da Previdência.
Publicidade
Royalties futuros
O ministro da Fazenda disse, porém, que há algumas alternativas para ajudar o Estado do Rio a atravessar a turbulência financeira. Ele afirmou que existem operações financeiras possíveis, envolvendo royalties futuros provenientes da exploração do petróleo. “A intervenção federal não será decretada no Rio”, garantiu.
Publicidade
Operações
Meirelles explicou ainda como seriam as operações. “Há possibilidade de que o Rio possa dar como garantia receitas provenientes da exploração do petróleo, os royalties, para serem colocadas no mercado. O Banco do Brasil já estruturou uma operação dessa para o Rio no passado e trabalha para refazer a operação”, disse.