Por thiago.antunes
Rio - O Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe) está organizando um grande ato com todas as categorias no dia 5 de janeiro em frente ao Palácio Guanabara. Os servidores farão passeata, batizada de 'Calendário da Fome', até o local saindo às 10h do Largo do Machado e vão cobrar o pagamento integral do funcionalismo, que vem sofrendo com atrasos salariais e parcelamento do crédito.
A data do protesto será a mesma do pagamento da primeira parcela do salário de novembro de diversas categorias. Até agora, apenas ativos da Educação, Segurança, Fazenda e uma parte da Saúde receberam os créditos. Já os servidores ativos, inativos e pensionistas do Judiciário, Legislativo, Ministério Público e Defensoria Pública foram pagos devido ao repasse do duodécimo (valor reservado para esses poderes e órgãos).
Publicidade
Um dos líderes do Muspe e presidente da Associação dos Bombeiros do Rio (ABMERJ), Mesac pediu que as categorias que também receberam — como a dos bombeiros —compareçam ao ato. Mesac disse ainda que o protesto será aos moldes do realizado em frente à Alerj.
"Vamos voltar ao Palácio Guanabara para cobrar o pagamento integral e o 13º salário das categorias que ainda não receberam. Os que receberam devem comparecer para mostrar ao governo que somos servidores públicos unidos, que o governo não vai conseguir nos separar", disse o presidente da ABMERJ.