Por lucas.cardoso
Rio - Um dos fatores mais importantes para ajudar a decidir qual carreira seguir é manter-se informado. Existem quase 200 profissões para escolher, fora as possibilidades no ensino técnico. Tanto as práticas profissionais quanto o mercado de trabalho mudam em uma velocidade cada vez maior. Então, fazer a escolha como acontecia antigamente, baseada apenas no ‘achismo’ é um erro que pode resultar em insatisfação. É preciso informação segura sobre as profissões para que você consiga tomar a decisão com tranquilidade.
Um recurso interessante é procurar entre os amigos ou parentes algum profissional que tenha feito aquele curso que você pensa em seguir. Se não houver nenhum conhecido nessa condição, uma alternativa é ir até uma faculdade que tenha o curso pretendido e fazer algumas perguntas a professores e alunos. Conhecer as matérias dos cursos universitários que você pensa seguir também é uma boa providência.
Publicidade
Uma última possibilidade é procurar os integrantes de sindicatos e outras associações profissionais. Nessas entidades, será possível conversar com as pessoas que têm experiência em suas áreas de atuação e saber sobre salários, condições de trabalho e possibilidades de evolução na carreira. Já não faz sentido escolher a profissão apenas com base no que alguém ‘ouviu dizer’ ou naquilo que um amigo ‘acha’.