Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos

Últimas notícias

Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos
Por thiago.antunes
Rio - O texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, que trata da Reforma da Previdência, pode sofrer alterações na Câmara dos Deputados. A informação foi dada ontem pelo presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM-RJ) à agência Estadão Conteúdo. “É claro, se tem excessos, vamos corrigir os excessos”, afirmou o parlamentar.
Maia disse ainda que a expectativa é votar as reformas da Previdência e Trabalhista ainda no primeiro semestre. Para a Defensoria Pública da União, os excessos existem e precisam ser corrigidos o quanto antes. Um deles é a desvinculação do reajuste do benefício ao salário mínimo, que hoje está em R$ 937.

“A partir do momento em que há um pacto político e social considerando que aquele patamar é um mínimo para se viver, possibilitar que benefícios tenham valores menores do que um salário mínimo é aceitar e considerar que as pessoas irão viver abaixo da linha da pobreza”, adverte Thales Treiger, defensor público da União.

Rodrigo Maia diz que e em qualquer posição que estiver na Casa vai ajudar na aprovação das reformasCâmara dos Deputados

O presidente da Comissão de Previdência da OAB/Barra e sócio do escritório Cincinatus&Alencar, Herbert Alencar, acrescenta que a mudança no cálculo para a concessão do benefício pode ser listada no rol de “excessos” que precisam ser corrigidos na PEC 287. Atualmente para se chegar ao valor da aposentadoria, o INSS faz uma média dos 80% maiores salários de contribuição e descarta os 20% menores, mas começa com 100%.

Publicidade
“Agora o benefício vai começar com 50%. A pensão por morte, por exemplo, poderá ser menor que um salário mínimo”, diz Alencar.  De acordo com a reforma, serão pagos 50% à viúva e 10% para cada dependente.
“Por exemplo, se uma pensionista tiver apenas um filho receberá 60% se o benefício do instituidor for de um salário mínimo”, acrescenta. “Esse valor é inconstitucional, pois nenhum benefício pode ser menor que um salário mínimo”, adverte Alencar.
Publicidade
Outro ponto destacado por Treiger, da Defensoria da União, é a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres pedirem a aposentadoria. “Os trabalhadores braçais começam no mercado mais cedo porque geralmente foram excluídos do acesso à Educação, além do desgaste físico ser muito maior”, pontua Treiger.
Mesma opinião tem Alencar: “A questão da igualdade de gêneros é uma injustiça. Não só em relação a dupla jornada da mulher, mas quanto as diferenças regionais desse nosso país com dimensões continentais”.
Publicidade
Rodrigo Maia voltou a dizer que a reforma é essencial para a retomada do crescimento e afirmou que em qualquer posição que estiver na Casa vai ajudar na aprovação das mudanças de interesse do governo.
Base de Temer tem discurso alinhado
Publicidade
O discurso da base governista sobre a Reforma da Previdência está alinhado e afinado. Após reunião com o presidente da República, Michel Temer, para discutir a pauta legislativa do ano, o líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), projetou o mesmo calendário que o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a aprovação da reforma.
De acordo com o deputado, a articulação governista trabalha para o tema estar pronto para promulgação do Congresso até junho. Para Moura, a reforma é um assunto de interesse geral e, por isso, vai precisar de período maior de discussão na Câmara.
Você pode gostar

Buscar
Assine
Texto da Reforma da Previdência deve sofrer alterações na Câmara
Mais de Economia