Por luana.benedito
Rio - Levantamento feito pela Firjan aponta que dois em cada três jovens brasileiros querem se tornar empreendedores nos próximos anos. Ao todo, foram entrevistados 5.681 jovens profissionais com idades entre 25 e 35 anos. Além do Brasil, a pesquisa também foi feita nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Espanha, China, Índia e Rússia.

Segundo o estudo ‘Jovens Empresários Empreendedores’ no país, 76,4% dos jovens enxergam o empreendedorismo como a realização de um sonho. Eles também apontam qualidade de vida, altos ganhos financeiros, mercado promissor e não ter chefe como motivações para empreender.

Para mais de 70% dos jovens brasileiros, tanto as pequenas cidades como as capitais oferecem um ambiente atraente para novos empreendimentos. Entretanto, no exterior, a maioria dos jovens acreditam que as metrópoles são o espaço ideal para investimentos.

A pesquisa revela que quase a metade dos jovens empresários brasileiros (46,1%) se sente realizado, característica citada por apenas 25,6% dos não empreendedores. “Nosso objetivo foi entender o comportamento dos jovens empreendedores, semelhanças e diferenças com empresários de outros países”, enumera Poliana Silva, presidente do Conselho Empresarial de Jovens Empresários da Firjan.