Por thiago.antunes
Rio - As agências da Caixa Econômica Federal devem funcionar nos fins de semana para atender aos trabalhadores que forem sacar o saldo de contas inativas até dezembro de 2015 do FGTS. O banco estuda abrir as unidades aos sábados e domingos para os beneficiados pela medida do governo de liberar os recursos do fundo.
Mais de 10 milhões de pessoas têm direito a sacar os valores das contas. O calendário, ainda não definido pela Caixa, vai começar no dia 13 de março, conforme o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.
Publicidade
A medida da Caixa seria uma alternativa para suprir possível sobrecarga de trabalho nas agências em meio ao programa de demissão voluntária do banco aberto ontem, que pretende cortar até 10 mil funcionários.
Mais de 10 milhões de pessoas têm direito a sacar o FGTS na CaixaReprodução

A divulgação das datas para saque nas contas inativas deve ocorrer até a segunda quinzena deste mês. A Caixa vai formatar o calendário baseado na data de aniversário dos trabalhadores, assim como ocorre com o pagamento do abono do PIS/Pasep.

Para conferir se possui conta inativa, o trabalhador pode acessar o site www.caixa.gov.br ou o do FGTS (www.fgts.gov.br), baixar gratuitamente um aplicativo para celular ou tablet — disponível para iOs e Android —, ou ir à uma agência do banco. A Caixa não fornece informações sobre o saldo do FGTS pelo telefone.
Publicidade
Em todos os casos é preciso informar o número do PIS e, para quem for ao banco, é obrigatório apresentar documento de identificação. Pode sacar o dinheiro todo trabalhador com carteira assinada que tenha conta vinculada a um contrato de trabalho encerrado até 31 de dezembro de 2015.