Por thiago.antunes

Rio - Mais de 1 milhão de servidores ativos, inativos e pensionistas da União vão receber a primeira parcela do 13º salário junto com o pagamento da folha de junho, ou seja, na próxima segunda-feira (1º dia útil de julho). A informação foi confirmada pelo Ministério do Planejamento.

De acordo com a legislação vigente, o pagamento pode ser feito até o segundo dia útil do mês. O crédito, porém, poderá cair na conta do funcionalismo neste fim de semana.
A primeira parcela do abono não tem desconto pois o Imposto de Renda (IR) só é cobrado no pagamento da segunda parcela do abono natalino, que deverá ser depositada até 20 de dezembro.

Receberão o abono natalino 656.490 ativos do Executivo Federal; 392.847 aposentados; e 241.091 pensionistas.  A prefeitura do Rio também confirmou o calendário de pagamento das parcelas do décimo terceiro para os 170 mil funcionários ativos, aposentados e pensionistas do município. A administração não antecipará para julho o crédito da antecipação do abono.

De acordo com a prefeitura, o pagamento ocorrerá “de acordo com a legislação trabalhista”. Informou, com isso, que a primeira parcela até 30 de novembro e a segunda parte até 20 de dezembro. Caso as datas caiam em um domingo, haverá antecipação, garantiu a prefeitura.

No ano passado, o município depositou a segunda parte do décimo terceiro no dia 15 de dezembro para o funcionalismo. Já o estado segue sem previsão de pagar o 13º de 2016. 

Você pode gostar