Por thiago.antunes

Rio - O governo fluminense mantinha uma expectativa de quitar os salários atrasados de agosto para mais de 15 mil servidores do Executivo ainda esta semana. Mas, de acordo com fontes da Coluna, agora o estado vai priorizar o repasse das parcelas de duodécimos (de outubro), que é o dinheiro reservado no orçamento para o Judiciário, Alerj, Ministério Público, TCE-RJ e Defensoria. A maior apreensão dos integrantes do estado é o risco de arrestos nos cofres do Rio, caso as transferências não sejam cumpridas dentro dos prazos.

Servidores ainda não têm data para receber agostoDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Por regra da Constituição Federal, os duodécimos têm que ser pagos até o dia 20 de cada mês, mas o governo está parcelando, em comum acordo com os outros Poderes e órgãos. Especificamente no caso do Judiciário, a informação é de que o repasse é exclusivamente para cobrir a folha salarial, enquanto para os demais órgãos o duodécimo paga outras despesas também.

Setembro pendente para 221,6 mil

Enquanto isso, agosto ainda está atrasado para 15.375 ativos, inativos e pensionistas. De acordo com o calendário do Executivo, o depósito deveria ter sido feito em 15 de setembro, 10º dia útil. E os vencimentos de setembro estão pendentes para 221.604 ativos, inativos e pensionistas, em um total de R$ 650,3 milhões. Mas o pagamento deveria ter sido efetuado no último dia 16. Até agora, receberam a Educação (ativos), Segurança (todos), Fazenda e Proderj (ativos) e PGE-RJ.

Próximo dia 8

Lideranças do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe) se reuniram ontem, na Colpol (Coligação dos Policiais Civis do Rio), e definiram detalhes para o ato do dia 8 de novembro, na Alerj. A data foi escolhida para marcar um ano da ocupação da Casa. Os servidores reclamam que, mesmo após a adesão do Rio à recuperação fiscal, nada mudou, citando os atrasos salariais.

Crédito imediato

A cobrança do Muspe é o pagamento imediato dos atrasados. Mas além disso, os sindicalistas que compõem o movimento ainda querem retomar a pauta de reivindicações ao governo do estado. O calendário único de pagamentos de todos os servidores, convocação de aprovados em concursos e garantia de promoções e progressões na carreira são os pleitos que ainda voltarão a ser discutidos.

Ações gratuitas

O Dia do Servidor é comemorado no próximo sábado, 28 de outubro. E em homenagem à data, uma série de atividades gratuitas estão ocorrendo em um projeto conjunto de secretarias da Prefeitura do Rio. Desde terça-feira, uma agenda especial foi programada com palestras, esportes, atrações musicais, dança, filmes, feiras de artesanato e orgânicos.

Palestras

As palestras ocorrerão até amanhã no auditório do prédio principal da prefeitura (Rua Afonso Cavalcanti 455, Cidade Nova). Entre os principais temas: servidor público como agente de transformação, meio ambiente, reciclagem, saúdes física e mental, educação financeira, desenvolvimento pessoal e profissional e assuntos ligados à emoção.

Procon Carioca

Durante as ações, o Procon Carioca vai atender das 9h às 16h de hoje os servidores que estiverem com problemas na área de consumidor. Os interessados devem levar identidade, CPF, comprovante de residência e do produto ou serviço contratado. O órgão também promoverá palestra sobre Educação Financeira, às 14h, e Planejamento Financeiro, às 16h, no auditório subsolo da prefeitura.

Aulas da GM

O Clube do Servidor será reaberto hoje e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) está com inscrições para o programa de atividades físicas e esportivas que serão oferecidas gratuitamente aos funcionários da prefeitura. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Previ-Rio e está sendo implementada pela Comissão Desportiva da GM-Rio. Para participar, é necessário se inscrever no clube.

Você pode gostar