Por thiago.antunes

Rio - Celebrada em todo o mundo de 13 a 19 de novembro, a Semana Global do Empreendedorismo (SGE) 2017 também começou no Rio de Janeiro. A SGE é um movimento global que acredita na causa do empreendedorismo como motor para o desenvolvimento econômico social, e que busca promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro. Na programação, gratuita, palestras, seminários e cursos estão disponíveis durante toda a semana.

Participam do movimento mais de 160 países, milhares de organizações e milhões de pessoas. Nos últimos 3 anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhão de pessoas, com cerca de 10.000 atividades - o que faz da Semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.

As atividades da Semana Global do Empreendedorismo são oferecidas por pessoas e organizações, que por acreditarem na causa se unem ao movimento, criando um ou mais eventos sobre alguma das vertentes do tema empreendedor, conectando, capacitando e inspirando o público para que eles transformem ideias em iniciativas de sucesso. Depois de criar as atividades, todas gratuitas ou com preços acessíveis, o parceiro cadastra seu evento no site da SGE, que em novembro funciona como uma grande agenda, reunindo diversas oportunidades para o atual e futuro empreendedor, que vão desde workshops e palestras, até feiras e desafios.

Com o mote “A revolução já começou”, a mensagem trazida pelo movimento neste ano reforça o poder transformador do empreendedorismo e do empreendedor. O dono do negócio é um ser revolucionário por natureza: alguém que, a despeito dos muitos percalços do caminho, cria diariamente o novo. Questiona as antigas formas de pensar, agir e fazer, e cria soluções inteligentes que mudam as vidas das pessoas. Mais que simplesmente ganhar dinheiro, é pelo orgulho de fazer parte de um movimento que move e muda o país para melhor - o empreendedorismo.

A campanha de 2017 irá trazer 7 empreendedores em variados estágios e áreas de atuação: micro, sociais, alto impacto etc. Apesar das diferenças, todos acreditam no poder de transformação do empreendedorismo e, hoje, se dedicam a mudar o país por meio dele.

A Semana Global do Empreendedorismo é organizada pela Rede Global do Empreendedorismo. Ela é formada por nove organizações do ecossistema empreendedor: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor, Junior Achievement e SEBRAE. A RGE é responsável por coordenar, gerir e mobilizar parceiros para levar a semana para o maior número de pessoas no Brasil.

Grandes nomes internacionais também apoiam a causa, como Barack Obama, Príncipe Charles, Richard Branson e o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus. No Brasil, representantes do governo de diversas cidades do país, como os governadores Antonio Anastasia e Geraldo Alckmin, além de diversos prefeitos, já participaram de aberturas oficiais do movimento. Também já levantaram a bandeira da SGE importantes nomes do empreendedorismo no país, como Luiza Helena Trajano, Luiz Seabra, Abílio Diniz, Luciano Huck, entre outros. Em 2017, participam da campanha os empreendedores: Agnes, da AgnesRasta Bolsas e Acessórios; Claudio Sassaki, da Geekie; Danielle Brants, da Guten News; Edivan Costa, da Sedi; Juliana Freitas, da FortBrasil; Lito Rodriguez, da DryWash; Tatiane Lobado, da Magic Clean Lavanderia.

Programação

A programação completa está disponível no site: www.empreendedorismo.org.br. Os interessados em participar das atividades como público podem buscá-las de acordo com cidade/estado e temas de interesse.

A cada dia novas atividades são adicionadas pelos parceiros do movimento. A maioria dos eventos é gratuita e aberta ao público, porém algumas necessitam inscrição prévia, que devem ser feitas no link indicado pelo parceiro. Alguns eventos também serão transmitidos online. Novidades sobre a SGE também podem ser acompanhadas pelas redes sociais - facebook/youtube.

Você pode gostar