Por thiago.antunes

Rio - Os cartões de loja são hoje a modalidade de financiamento que mais leva o consumidor à inadimplência. Entre os devedores que têm esse tipo de cartão, 80% estão com o nome sujo por conta dele. Em 2016, o índice era de 73%. A conclusão é de levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais.

Na segunda colocação, aparecem os empréstimos em bancos e financeiras, que lideravam o ranking em 2016 com 75% e agora estão dez pontos percentuais abaixo.

"O empréstimo não é nada mais do que outra dívida. Cedo ou tarde esse crédito baterá na sua porta e você precisará acertar. Se precisar é aconselhável pesquisar as taxas de juros e pensar além do seu próprio banco, porque às vezes outro tem uma facilidade maior. Já o cartão de loja, o cliente precisa ver a necessidade daquele cartão, porque a loja vai fazer sempre o marketing dela. A educação financeira é necessária em ambos os casos para evitar problemas futuros" explica o educador financeiro da DSOP, Waldyr Souza.

 

Você pode gostar