Por rodrigo.sampaio

Rio - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira uma pesquisa que aponta que Brasil soma atualmente cerca 12, 470 milhões de pessoas desempregados. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), e tem como base o trimestre encerrado em outubro deste ano. 

No intervalo de um ano, taxa de desemprego aumentou 0,4%Foto%3A Severino Silva / AG O DIA

Apesar de apresentar melhorias, o resultado significa que há mais de 698 mil desempregados em relação ao ano anterior, o equivalente a um aumento de 5,8%. Por outro lado, o total de ocupados cresceu 1,8% no período de um ano, o equivalente à criação de 1,662 milhão de postos de trabalho.

Como consequência, a taxa de desemprego passou de 11,8% no trimestre até outubro de 2016 para 12,2% no trimestre encerrado em outubro de 2017. Em outubro, o País tinha 230 mil brasileiros a menos na inatividade, em relação ao patamar de um ano antes. O recuo na população que está fora da força de trabalho foi de 0,4% ante o mesmo período de 2016.

O nível da ocupação, que mede o porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, foi estimado em 54,2% no trimestre terminado em outubro.

Você pode gostar