Por thiago.antunes
Rio - O período do horário de verão em 2018 vai ser mais curto. O motivo é evitar que haja diferença no horário da apuração na eleição do ano que vem. Por conta disso, o presidente Michel Temer assinou ontem decreto que encurtará a vigência a partir do ano que vem, segundo a Agência Estadão Conteúdo.
De acordo com o texto que será publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira, fica instituído o horário de verão "a partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal".

Até este ano, o decreto previa que o horário de verão começava a partir da meia noite do terceiro domingo de outubro, com isso o segundo turno tinha apurações com horários diferentes em alguns Estados que não possuem a medida.

O prazo final não foi alterado, ou seja, continuará havendo uma hora a mais até o fim de fevereiro. A medida encurta em quinze dias a duração do horário de verão, que começou este ano em 15 de outubro e vai até o 17 de fevereiro.

Publicidade
Em setembro deste ano, o presidente Michel Temer decidiu manter o horário de verão mesmo após a conclusão de estudos que mostraram que a medida não proporcionaria economia de energia elétrica esperada.