Terry Ferreira - Divulgação
Terry FerreiraDivulgação
Por VIVIANE FAVER

NOVA YORK - O aumento de brasileiros querendo se mudar para o exterior acabou abrindo a porta para golpes que prometem emprego e moradia no Canadá e nos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, aproximadamente 110 mil brasileiros pediram permissão para residir temporariamente entre janeiro e setembro de 2017, de acordo com o Centro de Imigração no Canadá.

Com a crise que o Brasil enfrenta - são 12,7 milhões de desempregados, segundo o IBGE - é natural que haja esse aumento. "Com o aumento da procura, algumas pessoas passam a oferecer soluções milagrosas para conseguir o visto", alerta o consultor Terry Ferreira, da empresa Terry Ferreira & Associates Immigration, que fica em Toronto, no Canadá.

Segundo a conselheira de educação da Academie Linguistique Internationale, em Montreal, Kalli Araújo, aproximadamente 20 mil estudantes brasileiros escolhem o Canadá como opção de estudos todos os anos e já houve um aumento de pedidos neste começo de ano em relação ao anterior.

Ela conta que não existe mágica para imigrar, é necessário falar o idioma do país para quem sonha em trabalhar, se estabelecer ou até recomeçar a vida. "O Canadá é um país que está aberto para imigração, porém para quem é trabalhador qualificado", explica.

Francisco de Assis, carioca e comandante de navio, quase caiu em um golpe este mês. Pensou que seria bom trabalhar numa empresa estrangeira e enviou seu currículo para várias agências de diversos países. "Nas minhas buscas acabei recebendo uma mensagem para trabalho no Alaska na empresa Conoco Philips. Achei estranho pois era para uma função de auxiliar de recursos humanos. Mas a comunicação era boa e ofereciam ganhos convidativos", conta.

Segundo Assis, quem intermediou a negociação foi um advogado se dizia especialista em emprego para estrangeiros nos EUA. "Após preencher alguns formulários da Conoco Philips eu deveria enviá-lo junto com US$ 2,5 mil para a licença de trabalho. Foi quando desconfiei e passei email para o diretor de RH da Conoco que me informou ser golpe", conta.

Já Andréia Silva, 28 anos, moradora do Pechincha, em Jacarepaguá, não teve a mesma sorte. Perdeu dinheiro e se endividou. "Sempre sonhei em trabalhar fora, mas não falo inglês e nem fiz faculdade. Fiz o cadastro em um site de au-pair e no mesmo dia apareceu alguém querendo me contratar para trabalhar como babá no Canadá. Caí na besteira de aceitar", lamenta.

A primeira conversa com o agenciador foi pelo Skype e, segundo Andréia, parecia tudo certo. Ela diz que o agente se dizia espanhol, mas que morava no Canadá. A vaga de emprego era para cuidar de uma menina de 6 anos e estudar inglês. Ela diz ainda que na mesma semana, a pessoa disse que seu currículo foi aceito e começou a pedir dinheiro para as taxas e visto.

"Mandei mais de R$10 mil para ele por pagamento online. Quando comecei a desconfiar, a conta do Skype e do e-mail foram deletadas", conta Andréia, que agora está desempregada e fazendo bicos para pagar a dívidas que fez na intenção de imigrar para o Canadá.

É PRECISO DENUNCIAR

Segundo James McNamee, gerente do Programa de Migração do Governo do Canadá no Brasil, embora o país tenha um rigoroso controle sobre os dados do sistema de imigração, é difícil manter um banco de dados preciso sobre casos de fraudes e falsas promessas de mudança para o país.

"Muitas pessoas não reportam o ocorrido. Desta forma há dificuldade em identificar corretamente as pessoas ou empresas envolvidas em possíveis golpes. Hoje há uma linha direta onde as pessoas podem enviar informações e denunciar. Todas as informações fornecidas são recebidas de forma confidencial e não comprometem o usuário", orienta.

Segundo Terry Ferreira, quem cair em alguma armadilha dessas deve procurar imediatamente a polícia local, além de fazer um boletim de ocorrência na polícia federal explicando que foi vítima de golpe. "A embaixada também pode ser procurada nesse caso", complementa.

 

Você pode gostar
Comentários