Vale lembrar que, assim como o saldo do FGTS, o acréscimo relativo ao lucro só pode ser sacado seguindo as regras de retirada do fundo - Divulgação
Vale lembrar que, assim como o saldo do FGTS, o acréscimo relativo ao lucro só pode ser sacado seguindo as regras de retirada do fundoDivulgação
Por O Dia

Rio - Trabalhadores e servidores públicos de todas as idades com direito a cotas dos programas PIS/Pasep podem sacar seus recursos a partir de hoje. O prazo vai até 28 de setembro. Para se ter direito ao benefício e o valor a receber, é preciso acessar os links na internet www.caixa.gov.br/cotaspis e www.bb.com.br/pasep. Os valores foram corrigidos em 8,97%.

Para os cotistas do PIS, também é possível consultar na Caixa Econômica Federal pelo telefone 0800-726-0207 ou nos terminais eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão. No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.

Têm direito ao saque quem trabalhou com carteira assinada antes da Constituição de 1988. As cotas são os recursos anuais depositados nas contas de trabalhadores criadas entre 1971, ano da criação do PIS/Pasep, e 1988.

Já os que contribuiram após 4 de outubro de 1988 não têm direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Até 2017, o saque das cotas era permitido quando o trabalhador completasse 70 anos, em caso de aposentadoria e em outras situações específicas. Desde o ano passado, o governo federal flexibilizou o acesso e até setembro pessoas de todas as idades podem retirar o dinheiro.

Na primeira etapa encerrada em 29 de junho, 1,1 milhão de trabalhadores fizeram o saque, retirando R$ 1,5 bilhão.

Você pode gostar
Comentários