Por

Cadastro atualizado, benefício concedido? Bom, agora é só pegar a carta de concessão e se dirigir ao banco indicado no documento para sacar a aposentadoria. Outra coisa que deveria ser fácil, um simples saque, tem sido motivo de aborrecimento para aposentados.

Isso ocorre porque alguns bancos têm exigido que o segurado abra conta-corrente, o que é ilegal. "O segurado não é obrigado a abrir conta e pode pode recusar esse procedimento", alerta o INSS. E acrescenta: "Para fazer o saque basta apresentar um documento de identificação com foto diretamente no caixa".

Mas, caso o segurado ache melhor abrir uma conta-corrente em alguma instituição financeira para receber a aposentadoria, é preciso estar atento aos documentos que vai assinar. A dica é: não aceitar cartão de crédito, empréstimo consignado e nem limite na conta. "Para não se endividar", alerta o advogado João Badari.

CUIDADOS

O INSS recomenda aos segurados que tenham cuidado com seus dados pessoais, principalmente número do benefício e senha, evitando fornecê-los a terceiros, seja pessoalmente ou por telefone. "Esse mesmo cuidado deve ser tomado ao se assinar documentos, como procurações, por exemplo - com esse documento, é possível sacar o dinheiro do benefício ou fazer empréstimos", acrescenta o instituto.

Em caso de dúvida ou para agendar serviços, o trabalhador deve ligar para a Central 135, de 7h às 22h, de segunda a sábado, ou acessar o Portal www.inss.gov.br.

Você pode gostar
Comentários