Segundo a FAB, os drones não podem sobrevoar áreas em um raio de 9 quilômetros de um aeródromo, incluindo as zonas de aproximação e de decolagem - Divulgação
Segundo a FAB, os drones não podem sobrevoar áreas em um raio de 9 quilômetros de um aeródromo, incluindo as zonas de aproximação e de decolagemDivulgação
Por MARTHA IMENES

A tecnologia de ponta no desenvolvimento da indústria de energia será o foco da Petrobras Expo Robótica, que ocorrerá no Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) na próxima semana. No evento serão apresentados os avanços na área de robótica e de captura de realidade remotamente controlada, algumas, inclusive, já em uso no âmbito operacional da estatal e outras em estágio inicial.

Uma das companhias participantes do evento, a CPE Tecnologia, que atua no mercado de soluções para geotecnologia, vai mostrar como o UAV (do termo em inglês Unmanned Aerial Vehicle) - veículo aéreo não tripulado - pode impactar e criar mais oportunidades nas atividades diárias de grandes corporações.

"Os drones reduzem não só o tempo de execução de várias tarefas, mas também os custos envolvidos na execução dessas ações", explicou ao DIA Boaz Teixeira, responsável pela área de Novos Negócios da CPE Tecnologia. 

Outro ponto destacado por Teixeira é o impacto positivo do uso de drones no que diz respeito às questões de segurança do trabalho. "Uma inspeção no flare (maçaricos permanentemente acesos nas chaminés das petrolíferas), por exemplo, podem ser feitos por drones. O equipamento faz a inspeção visual e documenta o que encontra com um risco infinitamente menor", conta Teixeira.

Isso ocorre porque esse sistema (flare) queima o excesso de gás para reduzir o risco de explosões e a sua inspeção normalmente é feita por um profissional, que fica suspenso por corda. "O uso do equipamento não tripulado elimina o risco de acidente para esse trabalhador", acrescenta.

Até mesmo o transporte de cargas leves - que podem variar de 8kg a 10 kg - de uma plataforma para outra pode ser realizado pelo equipamento. "Normalmente esse transporte entre as plataformas é feito por rebocadores ou helicópteros, e isso onera bastante a empresa. Já com o drone essa despesa cairia drasticamente", avalia o especialista da CPE.

O evento será das 7h30 as 16h, de 27 a 29 de novembro no Cenpes, que fica na Rua Heráclito de Macedo 950, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

Você pode gostar