Apesar do retorno baixo, a poupança continua opção mais popular - Agência Brasil
Apesar do retorno baixo, a poupança continua opção mais popularAgência Brasil
Por *EDDA RIBEIRO

Rio - Às vésperas do início da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2019 os contribuintes já devem começar a organizar os recibos, e assim, começam a surgir dúvidas sobre a documentação necessária. Uma delas é para declarar valores de modalidade de arrecadação como o 'crowdfunding', que é uma campanha para financiamento coletivo. Empresas do ramo e especialistas orientam como registrar o rendimento.

Segundo Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, as informações essenciais são nome e CPF (ou CNPJ) dos doadores. Na declaração, o campo a ser preenchido é Doações Recebidas".

"O contribuinte pode solicitar junto à empresa os dados da doação, assim como um registro de que o valor integral foi gerado por financiamento ou doação", explica.

A Vaquinha.com, empresa online que disponibiliza o serviço, confirmou que dispõe dos dados necessários sobre doadores, como nome, e-mail e valor doado. No caso de mais informações, o realizador da campanha pode solicitar com a empresa. O Catarse oferece, além dos dados de doação, um Informe de Rendimentos em períodos para fins de tributos. No começo da campanha, o realizador recebe um orientação de como declarar o valor recebido nas "vaquinhas".

Mas, caso a empresa não disponha das informações, Domingos orienta que o registros sejam feitos como rendimentos isentos e não tributáveis. "É preciso ter em mãos alguma prova da campanha feita para que, em caso de questionamento da Receita, a pessoa possa comprovar a origem do dinheiro", recomenda.

*Estagiária sob supervisão de Martha Imenes

 

 

Você pode gostar
Comentários