Banco do Brasil - Michael Melo/Metrópoles
Banco do BrasilMichael Melo/Metrópoles
Por O Dia

Rio - O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, defendeu ontem a privatização das principais empresas estatais, incluindo o próprio BB, a Caixa Econômica Federal e a Petrobras. Mas ressaltou que "não se cogita" no governo a desestatização dessas companhias atualmente. Novaes disse que é papel dos economistas liberais do governo Bolsonaro defenderem a venda dessas estatais.

"O governo, ao longo da história, atrapalhou mais do que ajudou o BB. Minha conclusão é que se fosse privado, ele seria muito mais eficiente, teria melhor retorno e poderia alcançar todos os objetivos que hoje alcança", afirmou Novaes, em palestra no seminário "A Nova Economia Liberal", na Fundação Getulio Vargas (FGV) do Rio.

Segundo Novaes, nenhum dos objetivos do BB definidos pelo governo, como a atuação no crédito rural, deixaria de ser alcançado caso o banco fosse privatizado. "Estou convencido de que o BB estaria bem melhor e deveria se privatizado", completou.

Conforme a Agência Estadão Conteúdo, ele defendeu também a privatização da Petrobras, mas deixou claro que não há planos do governo em vender nenhuma dessas grandes estatais atualmente.  Com doutorado na Universidade de Chicago, o presidente do BB comemorou o fato de as ideias econômicas liberais estarem ganhando espaço em Brasília, mas ressaltou que ainda há resistências. 

 

Você pode gostar
Comentários