Por O Dia

Rio - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) superou nesta segunda-feira a inédita marca dos 100 mil pontos. O Índice Bovespa bateu pela primeira vez o patamar, numa evidência de que o mercado brasileiro de ações segue apostando na aprovação da Reforma da Previdência no Congresso. Pesaram positivamente declarações dos ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia), que reforçaram entre os investidores a percepção de que os esforços necessários para implementar a PEC 6 estão sendo feitos.

Ao longo da segunda-feira, o índice oscilou em terreno positivo desde a abertura, com boa contribuição do mercado internacional, que se mostrou favorável à tomada de risco. A esperada pontuação ocorreu às 14h50 e o índice manteve-se ao redor desse número até as 14h56, depois de ter chegar a máxima aos 100.037,69 pontos (+0,91). Em seguida, perdeu parte do fôlego e fechou aos 99.993,92 pontos, em novo recorde histórico, com alta de 0,86%.

 Lorenzoni, que, entre outros pontos, disse não ter dúvidas de que a reforma da Previdência será aprovada ainda no primeiro semestre. O ministro confirmou que a proposta de previdência dos militares será enviada amanhã ao Congresso.

Para Mario Mariante, chefe de análise da Planner Corretora, a alta vista nesta segunda e nos últimos dias é um sinal claro de que o mercado já antecipa a reforma da Previdência, baseado em argumentos concretos. "O governo passa a colocar maior pressão sobre os parlamentares, o cenário externo se mostra mais tranquilo e o noticiário corporativo é positivo para a maioria das blue chips", disse.

Você pode gostar
Comentários