Para vestibular do segundo semestre deste ano, serão mais de 7 mil vagas - Divulgação/Marcelo Horn
Para vestibular do segundo semestre deste ano, serão mais de 7 mil vagasDivulgação/Marcelo Horn
Por EDDA RIBEIRO*

Rio - Os interessados em conseguir uma vaga em cursos gratuitos no Ensino Superior a distância devem ficar atentos. Estão abertas as inscrições para o vestibular do Centro de Educação Superior a Distância do Rio (Cederj) que oferece mais de 7,6 mil oportunidades em sete universidades em todo o estado. Ao todo, são 16 cursos de graduação em diversas áreas em 33 polos regionais. As inscrições vão até 9 de maio e as aulas começam no segundo semestre.

O cadastro deve ser feito pelo site www.cederj.edu.br/vestibular. Para confirmar a inscrição, é preciso pagar uma taxa de R$ 88 até dia 10 de maio. Em caso de a inscrição não constar como efetuada, basta enviar um e-mail para vestibular@cecierj.edu.br, com nome completo do candidato, número de CPF e foto ou print do comprovante de pagamento.

As provas estão marcadas para 8 de junho. As informações de conteúdo programático estão no site de inscrição. O candidato pode optar pela graduação pelo Cefet-RJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Uerj, Uenf e UniRio.

O Vestibular Cederj 2019.2 oferece 7.684 vagas nos seguintes cursos: bacharelado em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção; Tecnologia em Gestão de Turismo, Tecnologia em Segurança Pública e Sistemas de Computação; e licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo.

As graduações são oferecidas pelas universidades públicas Cefet-RJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Uerj, Uenf e UniRio, que formam o Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), um dos projetos da Fundação CECIERJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). É possível usar a nota do Enem de 2018, na modalidade ampla concorrência.

O estudante Ítalo Pessoa, de 20 anos, escolheu a UFRRJ para estudar. Como teve experiência de estudar longe de casa no ensino médio, preferiu o curso a distância. "Já tinha a rotina de estudar mais sozinho, e me saía bem. Assim também tenho mais tempo até mesmo para estudar para concursos públicos, por exemplo. E com a qualidade de uma universidade federal", revela o morador da Ilha do Governador.

Área de segurança

- As vagas para o Curso de Tecnologia em Segurança Pública são destinadas exclusivamente a profissionais da ativa da Segurança Pública, com policiais Civis e Militares, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros, policiais rodoviários federais, policiais federais, membros das Forças Armadas, agentes portuários, além de policiais civis e militares de fora do Estado do Rio.

Polos no estado

- Os polos da Fundação Cecierj estão localizados em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, de Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha (Rio), Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios, Volta Redonda, além de Miracema.

*Reportagem da estagiária sob supervisão de Max Leone

Você pode gostar
Comentários