Coluna Asserj - 21.02.18 - Reprodução
Coluna Asserj - 21.02.18Reprodução
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A transformação digital está ganhando força em diferentes segmentos empresariais. E o setor supermercadista não fica atrás nas inovações. Redes de supermercados não param de investir em tecnologias que evitam filas na hora da compra, reduzem o tempo gasto pelo consumidor no mercado e conferem mais segurança no pagamento. Tudo isso só é possível devido à universalização da internet e do smartphone.

Ao oferecer novas formas de pagamento, por exemplo, as redes de supermercados respondem a uma exigência dos próprios consumidores. Durante a 'NRF National Retail Federation Big Show', o maior e mais importante evento de varejo do mundo, que aconteceu em janeiro, em Nova York, grandes empresas de tecnologia apresentaram novidades e tendências.

A gigante Apple afirmou em um estudo que a forma de fazer compras está mudando. O celular vem substituindo o computador e representa 26% do e-commerce dos EUA. Na China, já há lugares com 80%. E os aplicativos são a chave para a mudança, pois 87% do tempo no celular são despendidos neles.

Há um debate muito grande sobre as lojas físicas e virtuais. E a imensa maioria das pessoas pensa que as lojas físicas continuarão, mas com uma nova experiência de compra. Esse foi um dos assuntos abordados no evento. A Cisco, líder mundial em TI e redes, apresentou a seguinte solução. Imagine-se entrando no supermercado, escaneando o produto de interesse por um aplicativo e já realizar a compra pelo celular. Guarde essa informação, pois ela será uma realidade em um futuro próximo. A Zebra, outra empresa de tecnologia e inovação, apresentou sistemas inovadores, como um app que escaneia o preço dos produtos nas gôndolas e mostra se existe algum item fora da validade.

Há outras formas de pagamento que hoje parecem improváveis, mas serão realidade daqui a alguns anos. Em breve, por meio de uma selfie, a compra será feita por reconhecimento facial. Já os bitcoins, a moeda virtual, serão comuns para todo tipo de transação. Há ainda os wearables, que são acessórios como óculos, relógio ou roupas que, com chips instalados, servirão como método de pagamento.

Nesse contexto, a Asserj promove, no dia 24 de maio, o Super Tech, evento que trará soluções tecnológicas para diferentes setores. O encontro vai reunir desenvolvedores e fornecedores de tecnologia. Saiba mais em www.asserj.com.br.

Por Fábio Queiroz, presidente da Asserj

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