Sacolé Gourmet - Divulgação
Sacolé GourmetDivulgação
Por Bernardo Costa

O fuzileiro naval José Alberto, de apenas 24 anos, deixou a primeira edição da palestra 'RiseUp!', em novembro do ano passado, com uma ideia na cabeça. Inspirado pelo depoimento dos palestrantes, decidiu abrir o próprio negócio, uma empresa de sacolés gourmet, vendidos em uma food bike na Tijuca, Zona Norte do Rio. De participante do público, José Alberto agora ganha status de um caso de sucesso para a segunda edição do encontro, que irá acontecer no dia 9 de junho, no Riocentro, na Barra, com o objetivo de incentivar outros jovens a empreender.

Depois do evento, José Alberto (foto acima, com a noiva) decidiu criar sacolé gourmet, vendido em food bike na Tijuca - Divulgação

Com entrada gratuita, a organização do evento estima receber cerca de 4 mil jovens. As palestras, segundo o idealizador Marcelo Crivella Filho, terão um quê de espetáculo. "O evento tem intervenções lúdicas. Assim, acreditamos que conseguimos atingir o lado emocional dos jovens. Não apenas o racional. É é assim que eles são chamados a agir e a assumir o protagonismo nos negócios", argumenta.

Nesta edição, uma das participações mais aguardadas é a de Flávio Rocha, que vem promovendo profundas transformações à frente das lojas Riachuelo. A palestra de Rocha será focada em estratégias de gestão e planos de expansão. "Todos os palestrantes poderão contribuir com informações capazes de quebrar as crenças limitantes que atrapalham o desenvolvimento de muitos jovens", argumenta Marcelo Crivella Filho.

Marcelo Crivella Filho (na foto), idealizador do evento, pretende criar ciclo de palestras a cada seis meses - Divulgação

Foi o que aconteceu com José Alberto. Após participar do RiseUp!, ele passou a questionar a ideia de que não tinha capacidade de criar o seu próprio negócio. A partir de receitas de sacolé repassadas por um amigo do quartel, José Alberto incrementou o preparo e sacou o nome que apareceu num sonho: 'Eu & Ela Gourmet'. Entre os ingredientes do sucesso, há leite e leite condensado no lugar da água com açúcar. Em seguida, surgiu a ideia de vendê-los em food bikes. Deu certo. "Estamos em dois pontos de vendas na Tijuca. No mês passado, conseguimos faturar R$ 4 mil e recuperar o investimento que fizemos. Eu não imaginava que era capaz. E estou conseguindo transformar a minha história", diz José Alberto.

INCUBADORA DE EMPRESAS

O evento RiseUp!, segundo Marcelo Crivella Filho, vai acontecer a cada seis meses. Para a edição de novembro deste ano, haverá o lançamento de um aplicativo, em que todos os participantes poderão cadastrar suas ideias. Ao mesmo tempo, eles receberão uma moeda virtual para aplicar nas propostas mais inovadoras. As que ficarem melhor posicionadas no ranking, serão selecionadas para a incubadora. "O depósito de moedas virtuais vai funcionar como uma indicação. Os empreendedores que forem mais votados vão receber, na incubadora, toda a infraestrutura necessária para desenvolver suas empresas", antecipa o idealizador do ciclo de palestras. E, assim, acredita que pode ajudar para que outros jovens como José Alberto possam apostar nas suas próprias ideias para empreender.

Organização espera reunir 4 mil pessoas no RioCentro - Fotos DE Divulgação

NO RIOCENTRO
Publicidade
INSCRIÇÕES
Para participar da segunda edição do RiseUp!, os candidatos devem preencher formulário no site https://www.eventoriseup.com.br/. A entrada é um quilo de alimento não perecível, e a participação é gratuita.
Publicidade
PALESTRAS
Além de Flávio Rocha, também participam do evento Rafael Lazarini (fundador do Rio2C Rio Content Market), Fabio Queiroz (especialista em gestão de negócios e presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro), Patricia Leal (primeira franqueada do Grupo Giraffas), Humberto Ribeiro (curador do portal Epicentor.com), Jorginho (ex-jogador e fundador do Instituto Bola Pra Frente) e Fabiano Freitas (presidente regional da Rede Record).
Publicidade
REALIZAÇÃO
O evento será no dia 9 de junho, no Riocentro, na Barra da Tijuca, das 10h às 19h. A primeira edição, em novembro de 2017, reuniu 1,3 mil jovens.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários