Feira Criativa - o 2º Encontro de Negócios, Cultura e Entretenimento acontece neste fim de semana, no Estúdio Floresta. Para participar, o público pode ir direto ao local, no dia do evento - Divulgação
Feira Criativa - o 2º Encontro de Negócios, Cultura e Entretenimento acontece neste fim de semana, no Estúdio Floresta. Para participar, o público pode ir direto ao local, no dia do eventoDivulgação
Por Renan Schuindt e Marina Cardoso

O Rio irá sediar um evento voltado para a produção musical neste fim de semana. A Feira Criativa, que ocorrerá no Estúdio Floresta, em Cosme Velho, terá as palestras 'Como criar um plano de negócios do zero' e 'Os segredos da venda de Shows', ministradas por Francine Almeida, uma das maiores especialistas do ramo musical no Brasil. Empresária e fundadora da BMX Agency Eventos, Francine irá ensinar os caminhos para a produção, venda de shows e conhecimento técnico de sonorização e luz. A participação é gratuita.

No sábado, o bate-papo é direcionado aos profissionais que se dedicam ao agendamento e venda de shows de artistas que querem sair em turnê. Na palestra, Francine mostra todos os passos. Desde o início da busca por espaços até a abordagem de gerentes e empresários. Além disso, vai mostrar arquivos, como release, mapa de palco, room list, entre outros. Já no domingo, a especialista ensina os caminhos para a criação de um plano de negócios, onde descreve exatamente o que é o projeto e determina seus pontos de ação para alcançar o sucesso (veja o cronograma abaixo).

TEMPO DE ESTRADA

Com mais de 20 anos de experiência no meio musical, a produtora é responsável por inúmeras turnês nacionais e internacionais com artistas como Luiz Melodia, Pitty e D2. "As pessoas que nos contratam para produzir eventos não têm noções técnicas. Saber passar informações mais acuradas na hora de solicitar um orçamento interfere no equipamento a ser usado. Às vezes, as marcas pagam mais caro porque acabam pedindo muito mais do que é necessário", explica.

Ainda segundo Francine, essa é uma oportunidade de capacitação e troca para interessados em atuar no ramo. "Temos uma área de convivência onde a galera conversa, se conhece e troca cartões nos intervalos entre os cursos. É um espaço de negócios", finaliza.

OBJETIVOS

A Feira Criativa foi elaborada no ano passado pela própria empresária. Os principais objetivos são gerar ações colaborativas, criar um ambiente favorável para a geração de oportunidades de negócios, ampliação de redes de contatos, entretenimento. E, principalmente, dar oportunidade para o contato direto entre profissionais, empreendedores, músicos e empresas.

SALÁRIO ATRAENTE

De acordo com o 'Mapeamento da Indústria Criativa, elaborado pelo Sistema Firjan, o número de profissionais criativos no país cresceu nos últimos dois anos e chegou a 851 mil os estados de São Paulo (328 mil) e do Rio de Janeiro (99 mil) são os maiores empregadores. Segundo os dados, os criativos têm salário médio de R$ 6,2 mil, mais de duas vezes e meia a remuneração média dos empregados formais brasileiros (R$ 2,4 mil). Isso por conta do nível de qualificação e do trabalho com caráter específico, já que a área demanda de profissionais com grau de formação e especialização é cada vez mais elevado.

CRONOGRAMA

As palestras ocorrerão sábado e domingo, das 14h às 21h30, no Casarão Floresta, na Ladeira dos Guararapes 115, no Cosme Velho.

SÁBADO - Os segredos da venda de shows, Produção de eventos institucionais e alternativos, Produção técnica para shows, Como administrar Expectativa x Realidade, Figurino para artistas, Empresariamento artístico, A profissionalização no mercado criativo, O que o artista precisa para tocar mais?

DOMINGO - Live Session, Como administrar seus negócios?, Como criar um plano de negócios do zero?, Elaboração de projetos para leis de incentivo e editais, Financeiro básico de shows, Captação de recursos, Pré-produção de Artistas e Eventos, PPT Matador - Storytelling na prospecção dos negócios, Produção Executiva de Artistas e Blocos de carnaval como empreendimentos criativos

Você pode gostar
Comentários