Batuque de Bambas, uma das tradicionais rodas de samba da região, acontece aos domingos
 - Maíra Coelho
Batuque de Bambas, uma das tradicionais rodas de samba da região, acontece aos domingos Maíra Coelho
Por RENAN SCHUINDT

'Cerveja pra comemorar' e 'samba até de manhã'. Quando escreveu a música 'O Meu lugar', Arlindo Cruz descrevia um cenário comprovado por uma pesquisa elaborada pelo Sebrae/RJ. Segundo o estudo, o samba é fundamental para a cultura e para a economia de Madureira. Essa é a opinião de 62% dos entrevistados, todos moradores da região. A palavra 'samba' foi a mais repetida como identidade da região. Ainda de acordo com o estudo, o bairro, conhecido como o coração da Zona Norte, também é considerado o berço do gênero musical para 87% dos participantes. O levantamento ouviu 630 moradores da região.

Os dados, que serão divulgados na sexta, na quadra da Portela, revelam o otimismo dos empresários. Destaque para a preferência pela alimentação fora do lar (53%). Um exemplo da culinária típica da gastronomia afro-brasileira na região é a Feira das Yabás, que acontece todo segundo domingo do mês.

As agências de turismo receptivo também foram entrevistadas. Além de afirmarem receber o público estrangeiro, a inovação é o principal motivo que leva as empresas a comercializar e montar um roteiro turístico por lá. Como exemplo, citam o Baile Charme, sob o Viaduto Negrão de Lima, reduto carioca da música black que também recebe a maior roda e samba do Rio, aos domingos. E, ainda, a Casa do Jongo, centro cultural que perpetua o gênero de dança de origem africana no bairro.

HOMENAGENS

O bairro já foi tema de músicas famosas, interpretadas por grandes nomes, como Clara Nunes, Caetano Veloso e Paulinho da Viola, entre outros. Representante da nova geração de artistas locais, o rapper Chico Tadeu é um dos que eternizaram seu amor na música 'Toda Malandragem'."É um bairro que reflete o Brasil. Tem sua importância econômica, mas a cultura é o nosso forte", diz o músico.

Você pode gostar
Comentários