Escola Nacional de Seguros - Divulgação
Escola Nacional de SegurosDivulgação
Por Herculano Barreto Filho

Num país com 13 milhões de desempregados, segundo dados revelados ontem pelo IBGE, a busca por alternativas no mercado de trabalho ultrapassa a fronteira da profissão de origem. Em meio a esse cenário, o setor de seguros, responsável pela geração de 152 mil empregos em 2017, surge como uma alternativa atraente. Só no ano passado, a arrecadação em volume de prêmios pagos foi de R$ 425 bilhões em uma área que responde por 6,5% do PIB.

Números que atraem cerca de 2 mil alunos para a Escola Nacional de Seguros, responsável pela formação profissional em graduações presenciais, MBAs, Ensino a Distância e cursos de extensão. Mario Pinto, diretor de ensino superior da Escola Nacional de Seguros, atribui o aumento da procura por qualificação na área ao investimento pesado no setor, vindo principalmente de multinacionais nos últimos dez anos. "Nesse período, aconteceu uma verdadeira revolução tecnológica no setor. Isso fez com que pessoas de outras áreas passassem a considerar uma mudança de ramo", argumenta.

É o caso de Carolina Orleans, que cursa o MBA Gestão Jurídica do Seguro e Resseguro da Escola Nacional de Seguros. Formada em Administração pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), ela começou o curso trabalhando como assistente técnica de Sinistros. Com a nova formação, passou a atuar como analista pleno de Seguros em uma grande empresa do ramo de engenharia consultiva. "O MBA fez a diferença. As empresas dão valor para quem está estudando. É preciso se manter atualizado sempre, estudar as novas cláusulas e contratos", acredita.

Para o diretor, o caso serve de inspiração para outros profissionais. "Os avanços tecnológicos estão muito à frente da área jurídica no setor. Essa é uma oportunidade para expandir esse conhecimento", acredita Mario Pinto.

PLANO EXCLUSIVO PARA O RIO

A Bradesco Saúde lançou um plano no estado para empresas a partir de 30 vidas, incluindo uma central de agendamento para marcação de consultas e exames. A iniciativa vale para a cidade do Rio e outros 12 municípios da Região Metropolitana.

EVENTO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

São Paulo, irá sediar, entre quarta e quinta-feira, o CQCS Insurtech & Inovação, apontado como o maior encontro da América Latina de inovação no setor de seguros. O Villa Blue Tree irá reunir especialistas, seguradoras, insurtechs, aceleradoras, investidores e empreendedores do setor.

SEMINÁRIO

A CNseg irá organizar, no dia 20 de setembro, o 12º Seminário de Controles Internos & Compliance, Auditoria e Gestão de Riscos, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo.

Você pode gostar
Comentários