De acordo com a Faculdade Senac Rio, os jovens interessados devem se inscrever rapidamente, pois as oportunidades são limitadas - Divulgação
De acordo com a Faculdade Senac Rio, os jovens interessados devem se inscrever rapidamente, pois as oportunidades são limitadasDivulgação
Por Bernardo Costa

Rio - Diante das dificuldades de colocação no mercado formal de trabalho, o empreendedorismo tem sido cada vez mais uma opção de carreira. Pode ser o caminho não apenas para quem procura se reinventar. Mas também para o jovem que busca o primeiro emprego. O começo de uma empresa pode surgir a partir de um hobby da adolescência, aponta Michele Miranda, gerente de projetos da área de Gestão e Negócios do Senac RJ. A instituição, em parceria com o Conselho Regional de Administração (CRA-RJ), está com inscrições abertas para o programa gratuito 'Carreira Jovem'. O próximo encontro ocorrerá na terça-feira, no Centro do Rio (veja a programação completa ao lado).

A iniciativa prevê três encontros com especialistas que darão orientações para quem está começando a trajetória profissional. As vagas são para jovens que estejam cursando ou que acabaram de concluir o Ensino Médio. As dicas sobre empreendedorismo fazem parte de um dos encontros, em que os alunos aprendem a montar um modelo de negócios em nove passos. No evento, os participantes também recebem orientações sobre como preparar o currículo, como chamar atenção dos recrutadores e como se comportar numa entrevista de emprego. Há, ainda, informações sobre concursos públicos. Cada etapa do programa é formada por palestra com especialista em gestão, roda de conversa e oficina prática.

UMA ÁREA PROMISSORA

Carolina Gomes Ramos, de 24 anos, participou de dois encontros no Senac Nova Iguaçu, onde faz o curso técnico em Administração. Na palestra sobre profissões que estarão em alta no futuro, ela descobriu que a área de gestão de RH, que pretende seguir, é promissora. "Identifiquei que, para ser bem sucedida nessa carreira, preciso conhecer melhor de informática, principalmente em relação à elaboração de planilhas no Excel", diz Carolina, que está em busca de uma oportunidade.

Alunos e ex-alunos de Ensino Médio do Senac RJ compartilham experiências sobre o mercado de trabalho - FOTOS DE Divulgação

A proposta é que, a partir da capacitação, os participantes construam um plano de desenvolvimento profissional. "Por isso, eles colocam as mãos na massa, para que saiam das aulas com produtos prontos", destaca Michele Miranda, gerente de projetos do Senac RJ. No encontro sobre vagas em empresas públicas, especialistas abordam a importância do registro profissional para cargos de nível Técnico. Desde 2017, os formados nos cursos técnicos em Administração e Logística podem solicitar registro no CRA-RJ. "Isso amplia a possibilidade de aprendizado e reconhecimento", diz Elizabeth Bastos, vice-presidente de Registro Profissional do CRA-RJ.

INSCRIÇÕES

O 'Carreira Jovem' acontece em oito unidades do Senac RJ. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site: http://relacionamento.rj.senac.br/forms/index.asp?id=858.

-

CENTRO DO RIO

4/9 - 'Temporada de Caça: como conquistar oportunidades e ingressar no mercado de trabalho'.

25/9 - 'Carreira Pública: saia na frente com a formação Técnica'.

23/10 - 'Rota Alternativa: como seguir uma carreira fora do meio corporativo'.

IRAJÁ

13/9 - 'Carreira Pública'.

4/10 - 'Rota Alternativa'.

MADUREIRA

14/9 - 'Carreira Pública'.

5/10 - 'Rota Alternativa'.

BONSUCESSO

18/9 - 'Carreira Pública'.

16/10 - 'Rota Alternativa'.

NOVA IGUAÇU

19/9 - 'Carreira Pública'.

17/10 - 'Rota Alternativa'.

CAMPO GRANDE

20/09 - 'Carreira Pública'.

18/10 - 'Rota Alternativa'.

BOTAFOGO

21/09 - 'Carreira Pública'.

19/10 - 'Rota Alternativa'.

NITERÓI

12/09 - 'Temporada de Caça'.

03/10 - 'Carreira Pública'.

24/10 - 'Rota Alternativa'.

Você pode gostar
Comentários