As peças são produzidas com materiais reaproveitados  - Divulgação
As peças são produzidas com materiais reaproveitados Divulgação
Por Bernardo Costa

Rio - Um grupo formado por 18 alunos e ex-alunos de Design de Moda começam a colocar no mercado as suas próprias marcas. Eles estão reunidos no espaço colaborativo Inspira, que foi inaugurado na última sexta-feira no terceiro piso do Partage Shopping, em São Gonçalo. Ao contrário das outras lojas de grifes estabelecidas, a Inspira não tem vendedores. São os próprios criadores das peças que recebem o público para apresentar os produtos e explicar o passo a passo dos processos manuais que utilizam para confeccionar as peças. A inciativa surgiu em uma parceria entre a administração do shopping e a Universidade Anhanguera, que fica no Centro de Niterói.

Segundo Nathalia Otero, idealizadora da loja e professora do curso de Desgin de Moda da Anhanguera, todas as 18 novas marcas do espaço colaborativo adotam práticas sustentáveis. "São de pequenos empreendedores, que têm a preocupação ambiental como um traço em comum. Com materiais reaproveitados, eles mostram que é possível criar artigos autorais e únicos", diz Nathalia.

Ex-aluna de Design de Moda, Andreia Santana é uma das empreendedoras que compartilham o espaço da loja colaborativa Inspira. Em 2016, ela criou a marca de acessórios Marear Ecodesign, que utiliza cápsulas de café expresso e resíduos têxteis para a produção de pulseiras, colares e brincos. "A ideia surgiu quando trabalhei como educadora ambiental num projeto do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), em que utilizávamos redes de pesca descartadas e retalhos de tecido de grandes marcas para confeccionar novos produtos", conta Andreia Santana.

AS MARCAS

A loja Inspira reúne 18 marcas de alunos e ex-alunos do curso de Design de Moda da Universidade Anhanguera. Entre elas, Atelier Beatriz Moreira, Savanna Morena, Gimenez Ateliê, Funplex, Maison BT, Ateliê Rogéria Ribeiro, Marear Ecodesign, Gah, Atelier Letícia Diniz, CM Butterfly, Ateliê Zena, LS Fashion, Peterson Siqueira Ateliê, Rayssa Gomes, You go, Girl!, Eli Telles, Feltro com as Mãos e Bacuri.

CURSOS E PALESTRAS

Segundo a idealizadora do espaço, Nathalia Otero, será definido ainda nesta semana um calendário de cursos e palestras sobre Moda em outro espaço do Partage Shopping.

Você pode gostar
Comentários