Segundo estudo, 59,5% de ex-alunos ingressaram no mercado de trabalho - Divulgação
Segundo estudo, 59,5% de ex-alunos ingressaram no mercado de trabalhoDivulgação
Por Bernardo Costa

Rio - A Firjan Senai abriu 664 vagas para 25 cursos de qualificação e aperfeiçoamento voltados à indústria. A formação gratuita costuma abrir as portas para os profissionais. Um levantamento feito pela entidade no ano passado apontou que 59,5% dos alunos formados em 2015 ingressaram no mercado de trabalho.

Daniel Silva Araújo, de 21 anos, é um dos jovens que fazem parte dessa estatística. Em 2017, ele se formou em quatros cursos entre janeiro e setembro. Na época, abandonou o trabalho como camelô no Centro de Duque de Caxias para se dedicar às formações na área de panificação. Não se arrependeu. "Encontrei a minha vocação e estou completando um ano de carteira assinada na padaria perto de casa", diz Daniel. O jovem sonha alto: "Quero fazer minha carreira na área e pretendo um dia ter minha própria padaria".

DEMANDA MAPEADA

Nesta edição, os conteúdos foram formatados a partir da demanda mapeada pelos sindicatos das categorias no setores de Alimentos e Bebidas, Automotivo, Construção Civil, Editorial, Mobiliário, Metalmecânico, Moda e Naval. As aulas serão entre setembro e dezembro deste ano nas unidades de Duque de Caxias, Jacarepaguá, Maracanã, Niterói, São Gonçalo, Tijuca, Vicente de Carvalho e Instituto Senai de Tecnologia Solda, também no Maracanã.

Entre os 25 cursos gratuitos que estão sendo oferecidos, há qualificações para soldador e profissionais dos setores de Moda e Construção Civil - Divulgação

Segundo Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan Senai, os estudantes são encaminhados pelos sindicatos para as empresas após o término das aulas. Além disso, os currículos deles são automaticamente cadastrados no banco de talentos da instituição. "Prevemos uma retomada de empregos na indústria. É importante as pessoas se qualificarem agora", diz.

INFORMAÇÕES

Todas as informações sobre aulas e inscrições estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no site www.firjansenai.com.br/qualificacaosetorial. É possível tirar dúvidas também pelo telefone, no número 0800 0231 231.

PERFIL

As oportunidades são para quem pretende se qualificar para reingresso no mercado de trabalho. Os cursos também são voltados para profissionais que atuam na indústria e precisam se atualizar. Segundo Edson Melo, os interessados devem procurar os sindicatos para se candidatar aos cursos.

SINDICATOS

Os sindicatos que encaminharam a demanda de vagas são: Sigrarj, Simagran, Simapan, Simme, Sincocimo, Sindicerv, Sindconf, Sindirepa, Sindiroupas Moda Rio, Sindjoias, Sindisal, Sindpanific, Sinduscon Rio. Eles representam os setores de Alimentos e Bebidas, Automotiva, Construção Civil, Editorial e Gráfico, Madeira e Mobiliário, Metalmecânico, Moda e Naval.

Ceg e Firjan Senai oferecem cursos gratuitos na área de gás - Divulgação

Você pode gostar
Comentários