Informações pelo email 
info@lutapelapaz.org 
ou na Rua Teixeira Ribeiro 909, Maré - FOTOS DE Divulgação
Informações pelo email info@lutapelapaz.org ou na Rua Teixeira Ribeiro 909, MaréFOTOS DE Divulgação
Por RENAN SCHUINDT

Rio - Aos 19 anos, a moradora do Parque União, Lívia Mesquita, acaba de ser contratada pela Sony Music, maior empresa da indústria fonográfica do mundo. A jovem está entre os 130 mil moradores do Complexo da Maré, que podem ser beneficiados pelo projeto 'Empregabilidade', oferecido pela organização Luta Pela Paz. Para aqueles que desejam aprender uma profissão, os cursos técnicos podem ser uma boa saída. Este mês, a ONG oferece 120 vagas, distribuídas entre os cursos de logística, administração, estética, massoterapia, enfermagem, informática e podologia.

Segundo uma pesquisa do Senai, profissionais que fizeram cursos técnicos têm, em média, um acréscimo na renda de 18% se comparados com pessoas de perfis socioeconômicos semelhantes que concluíram apenas o ensino médio regular. "Existe uma demanda enorme por profissionais de nível técnico, principalmente nas favelas. Por isso, é importante que os moradores busquem a qualificação", afirma Marcos Melo, coordenador de projetos da organização.

PREPARAÇÃO

A postura adotada durante as entrevistas de emprego também fazem parte da programação, que conta ainda com orientação vocacional. No caso de Lívia, o aprendizado foi essencial. "Estava nervosa durante a entrevista, mas segui tudo o que aprendi nas aulas e fui bem. Quando disseram que eu havia sido aprovada, me senti muito feliz, pois o mercado está complicado', diz Lívia, que vai trabalhar na área de Recursos Humanos.

REQUISITOS E INSCRIÇÕES

Para participar é preciso ter entre 17 e 29 anos, residir na Maré, além de ter concluído o 2º ano do Ensino Médio. Os cursos são oferecidos em parceria com o Senac e conta com ajuda de custo. As aulas estão previstas para o início de 2019. Após a conclusão do curso, os alunos terão acompanhamento de uma equipe pedagógica por três meses, além de acesso ao banco de vagas. Maiores informações podem ser obtidas na sede da organização. O endereço é Rua Teixeira Ribeiro, 909 - Nova Holanda ou pelo e-mail info@lutapelapaz.org.

Você pode gostar
Comentários