arte oportunidades empregos - LUIZA ERTHAL
arte oportunidades empregosLUIZA ERTHAL
Por Lucas Cardoso

Rio - Mesmo com o movimento crescente de empresas que recrutam profissionais pela internet, os feirões presenciais de empregos ainda atraem multidões. Os dois ambientes de seleção têm propostas diferentes, com vantagens específicas. Enquanto as oportunidades disponíveis via sites são mais amplas, as vagas oferecidas em eventos presenciais possuem perfil mais operacional. E oferecem o contato pessoal e ainda a possibilidade de networking. Embora haja diferenças, especialistas são unânimes: é bom apostar nos dois lados, e ao mesmo tempo.

"O cadastro em sites de oportunidades aumenta as chances de recolocação profissional, uma vez que grande parte das empresas usam esses meios para reduzir custos, otimizar tempo e melhorar o processo. É importante que o profissional dedique um período para procurar e se cadastrar em vagas que estão em sites específicos de emprego", explica Mauro Felix, coordenador dos cursos de graduação na área de gestão da Celso Lisboa Escola de Negócio.

Para Felix, uma das principais vantagens da rede de ofertas na internet é a possibilidade do direcionamento personalizado para cada candidato. Segundo especialistas de RH, as ferramentas tecnológicas dos sites de vagas, como as que proporcionam análises de dados para direcionar a oportunidade aos candidatos adequados ao perfil da oportunidade, aumentam as chances de recolocação no mercado.

VANTAGEM DOS FEIRÕES

Por outro lado, a grande vantagem dos feirões presenciais é a reunião em um mesmo local e de recrutados de empresas dos mais diversos segmentos e portes. A opção por esses eventos, acrescenta Mauro Felix, é também válida para tomar conhecimento das exigências de qualificação profissional. "Os candidatos, que veem no contato pessoal uma oportunidade maior para se expressar ou ainda tem resistência e pouca habilidade com a internet e mídias digitais", explica Felix.

Foi o caso de Luiz Felipe Santos, 20 anos, morador de São João de Meriti, que aguardou pouco mais de oito horas numa fila para ser um dos primeiros de um feirão que aconteceu, na última quinta-feira. "Prefiro passar por esse sufoco e conseguir ser encaminhado para uma oportunidade", relata.

Para o administrador e professor de Recursos Humanos, Firmino Carneiro, os feirões presenciais podem representar uma chance para quem deseja iniciar uma nova carreira, mas teme não ser aproveitado por estar habilitado demais."Muitas vezes um candidato fora do perfil, em situações presenciais consegue ser aproveitado para uma vaga abaixo da suas competências", explica.

De acordo com o profissional, o candidato que deseja se realocar no mercado de trabalho precisa seguir alguns passos básicos, como ser sempre claro com seus objetivos, não mentir, adequar seu currículo à vaga, ter cuidado com suas redes sociais, entre outros pontos.

No site Vagas.com, mais de 3.200 empresas estão cadastradas para oferecer oportunidades de empregos. São mais de 150 mil vagas preenchidas anualmente por meio do sistema de busca de vagas a candidatos online e cerca de 15 milhões de currículos adicionados à plataforma do portal.

Feirão

Na terça-feira, a Comunidade Católica Gerando Vidas vai atender 600 candidatos para vagas a serem distribuídas em todo o estado. As exigências variam do Ensino Fundamental completo e Ensino Médio completo.

Entre os cargos, há vagas para fiscal de loja, operador de caixa, motorista, consultor de vendas, analista administrativo, montador de móveis, veterinário, agente de patrimônio, cabeleireiro, açougueiro, supervisor de atendimento, entre outras oportunidades.

São 13 empresas interessadas em contratar temporários e efetivos. No atendimento, é preciso levar currículo atualizado e documento de identidade. A triagem acontece a partir das 10h no Sinttel, na Rua Morais e Silva 94, Maracanã.

Dicas

PESQUISA: Mauro Felix, coordenador dos cursos de graduação na área de gestão da Celso Lisboa Escola de Negócios, reforça a importância de saber com antecedência quais são as empresas que vão participar de um feirão de empregos. Assim, é possível se preparar para aquelas que despertam o seu interesse.

CURRÍCULO EM MÃOS: Felix diz que o profissional precisa ter em mãos cópias de seu currículo. Assim, poderá entregá-lo aos representantes das empresas que estão contratando sempre que necessário.

APARÊNCIA: O candidato que participa desses feirões deve se vestir de forma adequada para a vaga que deseja ocupar.

PARA VAGAS ONLINE: Procure se candidatar às vagas alinhadas ao seu perfil. Não faça um cadastro único de currículo para as empresas. Isso reduz as chances de recolocação. Procure registrar o cadastro completo de seu currículo.

*Colaborou a estagiária Edda Ribeiro sob supervisão de Max Leone

Você pode gostar