Por lucas.cardoso
As provas do Enem serão feitas em dois domingosDivulgação

Rio - Depois da consulta pública, o Ministério da Educação anunciou, na semana passada, as mudanças para o Enem 2017. Dos que participaram, 42,3% disseram preferir a prova em dois domingos seguidos. Assim será feito, nos dias 5 e 12 de novembro. Mas, afinal, essa novidade é uma coisa boa ou ruim?

Vai ser bom para quem gosta de estudar entre as provas, para aqueles que querem dar a última espiadinha nos temas de cada exame. Já para aqueles que viajam para fazer vestibular, certamente será um complicador. Outro fator negativo é que o clima de tensão se prolonga por mais uma semana.

O professor de português Marcelo Freire, do Colégio Único, de Brasília, disse à Agência Brasil que seus alunos estão divididos quanto às novidades. Para ele, de uma maneira geral, a mudança é benéfica. “Tem-se um dia de desgaste e, depois, uma semana para a próxima aplicação. Não tem mais essa questão de domingo estar esgotado após um sábado de prova. O estudante poderá se organizar e fazer a prova com mais tranquilidade no próximo domingo”, explica.

Freire também elogiou o fato de provas de Redação e Matemática ficarem em dias diferentes. “A aplicação das provas de Redação e Matemática no mesmo dia sempre gerou problemas com o tempo. As questões de Matemática exigem tempo, e a Redação, também. A mudança é positiva nesse sentido”.

Você pode gostar