Por gabriela.mattos

Rio - A oportunidade profissional pode surgir antes mesmo da conclusão do Ensino Superior. É com essa ideia que universitários vão participar da Feira de Estágio da UFRJ, no Centro de Tecnologia da faculdade, na Ilha do Fundão, entre quarta e quinta-feira. No ano passado, foram oferecidas mais de mil vagas de estágio no evento, gratuito e aberto para estudantes de outras universidades. Apesar de abrigar todos os cursos, a feira costuma atrair a atenção de estudantes de Engenharia.

No ano passado, por exemplo, eles representaram 40% de um público de 7 mil pessoas. Bem à frente dos cursos técnicos e de Informática, em segundo e terceiro lugar no ranking de participantes, com 15% e 10% do total, respectivamente. Também foram ao evento estudantes de Administração, Comunicação, Matemática, Psicologia e Direito.

Na quarta-feira, primeiro dia de evento, a White Martins, multinacional do mercado de fabricação de gases naturais, vai promover uma palestra ‘Carreira técnica ou de negócios: qual caminho seguir?’, voltada aos estudantes de Engenharia.

Evento ocorrerá no Centro de Tecnologia%2C na Ilha do Fundão. No ano passado%2C evento contou com a participação de cerca de 7 mil pessoasDivulgação

Chance não só para buscar informações com quem está no mercado de trabalho. Os visitantes também poderão visitar o estande da White Martins na feira e enviar seus currículos online pelo site www.whitemartins.com.br. A empresa mantém um programa de estágio, reconhecido por formar as futuras lideranças, com foco na capacitação de jovens talentos por meio de cursos e palestras com executivos da corporação. “Os conhecimentos técnicos e de gestão se complementam e são relevantes para quem quer ter uma carreira completa, com diferentes possibilidades de atuação”, comenta Paulo Baraúna, diretor executivo de Negócios da empresa e um dos palestrantes.

A igualdade de gênero, em um ambiente industrial predominantemente masculino, também será um dos tópicos abordados na palestra. Katarina Fernandes, que iniciou como estagiária na empresa há quatro anos, vai falar sobre os desafios da mulher em uma das principais indústrias químicas do país. “As colaboradoras conquistaram seu espaço sem precisar alterar suas características profissionais e pessoais”, comenta Katarina, que atua como engenheira de solda.

As empresas

Outras dez empresas integram a programação de dois dias de feira. O CIEE fala sobre desafios do processo seletivo. A ENEL aborda a mobilidade urbana. GE fala sobre caminhos da carreira. A Ipiranga organiza palestra sobre conectividade e inovação. Braskem Tenaris, Moove, L’Oréal e Marinha do Brasil não informaram os seus temas, segundo o site do evento.

Você pode gostar