Por leandro.eiro

Rio - Em meio a uma crise econômica tão aguda, é difícil para o jovem identificar em quais profissões ele pode depositar suas esperanças. Como estará o mercado para essa ou aquela carreira daqui há três, quatro anos? Como fazer planos de longo prazo?

O e-commerce é uma opção de carreira que está se expandindo e expectativa é que o setor aqueça ainda maisDivulgação

Para responder a essas perguntas, uma boa ideia é consultar a pesquisa encomendada pelo governo britânico e intitulada como “The Shape of Jobs to Come” (algo como “A forma dos empregos que virão”). O estudo foi realizado com 486 participantes de 58 países em 6 continentes para levantar as profissões dominantes nos próximos 20 anos.

O texto separa as carreiras promissoras entre as já existentes e as novas. Leva em conta os acontecimentos da sociedade atual, como o aumento populacional, o crescimento da expectativa de vida e a preocupação com a qualidade de vida. Assim, muitas profissões e carreiras que serão destaque daqui a 10 ou 20 anos estão ligadas às tendências econômicas e sociais projetadas por especialistas de todo o planeta.

Também projeta as mudanças demográficas, o maior acesso à ciência e tecnologia em todo o mundo, as turbulências no cenário econômico, a escassez de recursos naturais, principalmente hídricos, além da expansão global da mídia eletrônica.

Carreiras de futuro

Das carreiras já existentes:

Engenharia Ambiental - mercado vem crescendo diante da preocupação do mundo com as questões de impactos ambientais.

Engenharia Civil - mesmo com a atual desaceleração do mercado da construção civil, o investimento em infraestrutura deve continuar.

Engenharia de Energia - com a escassez de recursos o mundo busca soluções rápidas para a produção energética.

Web Marketing - e-commerce, se expande e expectativa é que o setor aqueça ainda mais.

Das novas profissões:

Consultoria de bem-estar para idosos - promove articulações em diferentes campos da saúde para aumentar qualidade de vida na terceira idade.

Terapeuta de final de vida - profissional que auxilia nas últimas etapas de vida de pessoas idosas.

Conselheiro de robô - Futuramente, será possível termos robôs babás, faxineiros, cuidadores e até segurança. Conselheiro auxiliará na escolha do melhor modelo para cada família.

Semana do Direito

Para que pensa em seguir a carreira de advocacia, uma boa pedida é seguir as publicações do blog PROFISSÃO CERTA (profissaocerta.blogspot.com.br) de amanhã até sexta-feira. Junto com as informações sobre o processo de escolha e sobre as várias profissões, haverá informações diárias sobre Direito, com entrevistas e dados sobre o curso e o mercado.

Nas próximas semanas, outras carreiras receberão atenção especial do blog.

Você pode gostar