Por tabata.uchoa

Rio - Eles são pequenos produtores de temperos artesanais, que começaram a colocar os seus produtos à venda em feiras gastronômicas de rua. Há quase três anos, se uniram, criando a marca Plezi Gourmet, que inicialmente vendia 90 unidades por mês em 14 locais. Hoje, são mais de 1,7 mil produtos colocados à disposição dos cariocas em mais de 50 pontos espalhados pelo Rio, incluindo grandes redes de supermercados premium. A receita do crescimento é simples: o tempero de qualidade, com produtos 100% artesanais, sem aditivos químicos ou conservantes.

Produtores de feiras se associam e viram fornecedores de supermercadosDivulgação

A estimativa é de atingir 80 pontos até o fim do ano, com expansão para municípios da Região Metropolitana, Serra e Região dos Lagos. A marca também já estuda a possibilidade de chegar em São Paulo, a maior vitrine de produtos gourmetizados do país.

Lauro Carvalho é sócio da Plezi Gourmet%2C que prepara condimentos orgânicos%3A alimentos sem produtos químicosDivulgação

Para dar conta dessa demanda do mercado, a Plezi Gourmet já estuda abrir uma fábrica maior. Com mais de 100 m², a expectativa da marca é aumentar o corpo de funcionários e crescer 200% da produção com o espaço extra. Mesmo com lugar cativo nas prateleiras de supermercados, os sócios da Plezi Gourmet fazem questão de manter o processo artesanal e o contato próximo com o público, olho no olho, nas feiras de produtores espalhadas pelo Rio. “Desde que vimos potencial na Plezi Gourmet, seja pela receptividade dos clientes ou pela rápida expansão de pontos de venda pelo Rio, tínhamos em mente o objetivo de manter o negócio com a alma de um pequeno produtor. Foi assim que começamos, que conquistamos o público e é assim que queremos continuar no mercado”, explica o gourmand Lauro Carvalho, um dos idealizadores da marca.

O PROCESSO ARTESANAL
A manteiga base usada pela Plezi Gourmet é pura e passa por um processo artesanal ao ser temperada com especiarias e produtos naturais. Alguns sabores passam por longos processos até atingirem o ponto ideal, como é o caso da manteiga de vinho com especiarias. Outro exemplo de produto com preparo minucioso da Plezi Gourmet é o azeite defumado, com base de extra virgem e defumado artesanalmente com carvão vegetal.

Cerveja com malte defumado

A Plezi Gourmet produz manteigas temperadas, que podem ser usadas em receitas. Entre as variações da linha, destaque para páprica defumada, salsa trufada, pimenta tabasco, especiarias indianas, funghi com mostarda, vinho com especiarias e a toscana.
Além das manteigas, a marca carioca também lançou uma cerveja Rauchbier produzida com malte defumado e a própria fumaça em pó da linha.
Também há, ainda, uma linha de produtos defumados. É o caso, por exemplo, do azeite defumado, da páprica defumada em pó, com base em pimentões vermelhos defumados, desidratados e moídos.

Grupo iniciou negócio há quase três anos%2C vendendo 90 unidades dos seus produtos. Hoje%2C já são mais de 1%2C7 mil temperos colocados à disposição do consumidor Divulgação

ONDE ACHAR

NA FEIRA
A Plezi Gourmet vai participar da feira da Junta Local, no próximo domingo, na Praça Santos Dumont, na Gávea, das 10h às 17h.

NA INTERNET
Mais informações sobre pontos de venda e os produtos fabricados pela Plezi Gourmet podem ser obtidas pelo site www.plezigourmet.com.br. 

Você pode gostar