Por luana.benedito

Rio - Em apenas três semanas, o Sine Fácil, aplicativo desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) para facilitar o acesso do trabalhador a oportunidades oferecidas pelas empresas, já garantiu emprego a mais de 5,5 mil pessoas em todo o país. Só no estado do Rio, foram 157 encaminhamentos. Até segunda-feira, quando saiu a última parcial, foram feitos 124.715 downloads por pessoas à procura de oportunidades. A iniciativa foi lançada pelo Ministério do Trabalho.

O aplicativo Sine Fácil superou as expectativas do Ministério do TrabalhoDivulgação

O estado que mais garantiu chances de trabalho foi São Paulo, com 1.737 vagas. “Esse resultado mostra que as pessoas estão se interessando pelas vagas oferecidas pelo aplicativo. Estamos contentes com os resultados e esperamos que esses números melhorem a cada dia, ampliando as oportunidades cadastradas e direcionando os candidatos às vagas de acordo com seu perfil”, disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

O Sine Fácil pode ser instalado em celulares e tablets, disponível para o sistema Android, permitindo que as pessoas acessem vagas de emprego, busquem informações sobre abono salarial e ainda acompanhem os pagamentos de parcelas do seguro-desemprego. O próximo passo será garantir a instalação via iOS.

QR CODE

Para utilizar o aplicativo pela primeira vez, o trabalhador precisa de um código de acesso (QR Code), que é fornecido em qualquer unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), nas agências próprias do Ministério do Trabalho ou então pelo site Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br), caso o trabalhador tenha sido atendido no Sine e já tenha um cadastro registrado na rede.

50 MIL VAGAS DIÁRIAS

Com o acesso liberado, o trabalhador pode consultar as cerca de 50 mil vagas diárias em todo o país, que o Sine disponibiliza no aplicativo ao cruzar informações do currículo com características das oportunidades oferecidas pelas empresas. 

Ao acessar no site o menu ‘consultar vagas de emprego’, o usuário encontrará só oportunidades adequadas às suas características profissionais. A inserção das vagas pode ser acompanhada em tempo real. Com o uso do aplicativo, as filas dos postos do Sine foram reduzidas, desafogando o atendimento nesses locais.

Você pode gostar