Por leandro.eiro

Rio - A Times Higher Education (THE) é uma revista inglesa especializada em notícias e artigos referentes à educação superior. A publicação divulga anualmente o ranking das melhores universidades do mundo, dos continentes e de vários países em particular. A mais recente lista publicada foi a de instituições universitárias que estão no máximo de excelência na América Latina. A coluna vai jogar luz sobre a colocação das universidades brasileiras.

UFRJ é a mais bem colocada entre as melhores da América LatinaDivulgação / UFRJ

Para começar, a grande notícia é que as duas melhores instituições do continente latino são brasileiras: a Universidade de Campinas Unicamp) é a primeira colocada e a Universidade de São Paulo (USP) é a segunda. Um pouco mais atrás, a Unifesp aparece em sétimo. Sem dúvida, é algo para comemorar (ainda mais nessa época em que as boas novas são cada vez mais raras).

Mas e as instituições do Rio de Janeiro, em que colocação estão?

A UFRJ é a mais bem colocada entre as melhores da América Latina: está na oitava colocação. Logo atrás, em nono lugar na lista, está a PUC-RIO.

Além das duas, há outras instituições de ensino fluminenses bem colocadas. Na vigésima quarta colocação está a heroica Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o que comprova a sua importância para a formação de profissionais de excelência em nosso estado.

Você pode gostar