Por leandro.eiro

Rio - O Senai inaugurou um novo centro para formação e aperfeiçoamento de profissionais para a indústria automotiva. A escola fica em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e poderá capacitar mais de 1.500 alunos por ano. A unidade foi criada em parceria com nove montadoras e com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro (Sindirepa). O Senai Jacarepaguá tem cerca de 25 cursos diferentes para o setor, em turmas de formação técnica, aperfeiçoamento e qualificação.

A oficina da escola conta com ferramentas modernas e veículos que estão em alta no mercadoDivulgação

Anélio Rosa Machado, que trabalha na área automotiva há 30 anos, se matriculou no curso de manutenção de ar-condicionado automotivo. "Acredito que esse curso vai abrir ainda mais o meu leque de possibilidades, pois eu não sabia nada de refrigeração de automóveis", conta Machado, de 51 anos.

Além da Ford, as montadoras parceiras do Senai no projeto respondem pelas marcas Chrysler, Jeep, Ram, Dodge, Peugeot, Citröen, Nissan, Renault, GM, Toyota e Yamaha. "Na oficina da escola, praticamos em carros que estão em alta no mercado, o que torna as aulas mais atraentes", comemora o aluno Anélio Machado.

Para Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema Firjan, o novo centro representa um passo importante para a recuperação econômica do estado. "O desempenho do setor automotivo no Rio subiu mais do que a média nacional este ano. Assim, acreditamos que vamos impulsionar a economia capacitando os profissionais para a área", prevê.

Executivos das montadoras também comemoram a criação da escola. Segundo João Alexandre Filho, supervisor de treinamento técnico da Ford na América do Sul, os profissionais formados podem atuar na área de reparo e manutenção, muito valorizada na empresa. "O setor de pós-venda é extremamente importante para a Ford. Ao capacitar profissionais com qualidade, o Senai nos ajuda", diz João Filho.

Em relação à geração de empregos, as empresas do setor tiveram o segundo melhor desempenho no Rio neste ano, atrás apenas das companhias de metalurgia, segundo dados do Ministério do Trabalho. No primeiro semestre, o crescimento da produção de automóveis no Rio foi de 18,6%, ficando acima da média nacional, fixada em 11,7%. No período, foram criados 199 empregos no setor. Matrículas pelo site cursosenairio.com.br ou pelo telefone 0800 0231 231.

Você pode gostar