Por leandro.eiro

Rio - Quando ficou desempregado, em abril de 2015, Douglas Gouvea aceitou o conselho da sogra e decidiu passear com cães na Zona Sul do Rio para garantir uma renda extra. O que seria um quebra galho foi o pontapé inicial para a criação da empresa Doug Walker, que hoje emprega, além da sogra, a mulher de Douglas. O meio propulsor para alavancar o negócio foi a plataforma GetNinjas, que conecta clientes a profissionais autônomos via aplicativo ou website. Douglas é um dos cerca de 40 mil profissionais do Rio cadastrados na aplicativo, que registrou, nos últimos dois anos, um aumento de 228% de colaboradores no estado.

Maioria dos profissionais na plataforma faz assistência técnicaDivulgação

Douglas descobriu a GetNinjas pela internet e credita à plataforma a condição de empresário que atingiu em dois anos. Conforme as solicitações de serviço foram chegando, ele se especializou e conseguiu diversificar a gama de clientes. Hoje oferece, além de passeios com cães, serviços de adestramento e hospedagem de bichos de estimação. E planeja o próximo passo, o lançamento de um e-commerce.

"Já consegui comprar duas motos para me deslocar até os clientes e mudei de endereço: saí do Engenho de Dentro e fui morar na Barra da Tijuca. Ah, e ainda consegui fazer meu casamento. O aplicativo mudou a minha vida, literalmente", diz o empresário, que contratou para a festa os serviços de profissionais, como um DJ, por meio da plataforma.

Perfil dos profissionais

Segundo o fundador e CEO da GetNinjas, Eduardo L-Hotellier, o maior número de profissionais cadastrados no Rio desempenha atividades de assistência técnica, como pequenas reformas em apartamentos. O serviço de instalação de aparelho de ar-condicionado, por exemplo, é um dos mais solicitados pelos internautas no Rio. "Até mesmo em maior número do que em cidades do Nordeste. Outros serviços que estão crescendo muito no Rio é o de limpador de piscinas e de personal trainer", comenta.

Remuneração

Para se inscrever no GetNinjas, o profissional deve baixar o aplicativo e realizar um cadastro com informações sobre o serviço que presta, área de atuação e endereço de origem. Há ainda espaço para expor um currículo. A plataforma não retém nenhuma porcentagem sobre os serviços, e a negociação é feita diretamente entre o cliente e o profissional. "A plataforma funciona apenas como intermediária entre as partes", diz Eduardo L-Hotellier.

Mas, para aceitar as solicitações que chegam pelo aplicativo, o profissional deve desbloquear os pedidos usando os créditos comprados no aplicativo. Os pacotes variam de R$ 49 a R$ 499, para a compra de 300 a 4.400 créditos. O valor de créditos oscila de acordo com as características dos pedidos feitos pelos clientes.

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