Por thiago.antunes

Rio - O simuladão que colocou neste sábado mais de 2,2 milhões de brasileiros na frente dos computadores é a primeira de uma série de quatro provas preparatórias para o Enem. Os outros três simulados de 80 questões estão marcados para 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Outra novidade que promete melhorar o desempenho dos estudantes é a plataforma MecFlix. Ela começa a funcionar nesta segunda-feira

Criado pelo Ministério da Educação, o sistema é uma espécie de biblioteca e cursinho virtual que ajuda na preparação para o maior exame de seleção do país. Chave de entrada para universidades públicas e privadas, o último Enem teve quase oito milhões de inscritos, mas na avaliação da pasta, as notas obtidas nas provas ainda deixam a desejar.

Segundo o Ministério da Educação%2C 350 mil estudantes se inscreveram para fazer o simulado virtualBruno de Lima / Agência O Dia

Os estudantes terão acesso a vídeo-aulas com conteúdos de todas as matérias que caem nas provas do Enem. O acesso pode ser feito de qualquer computador.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acha fundamental que os estudantes façam as duas coisas: estudem pelo MecFlix e realizem os simuladões. “Assim o aluno pode obter um diagnóstico exato do desempenho em cada matéria e definir um cronograma realista de estudo”, afirmou o ministro Mercadante.

O MEC promete enviar o diagnóstico dos alunos para todos os professores das redes pública e privada do país. “Para quem não tem dinheiro para pagar um cursinho, essa iniciativa pode ajudar muito”, diz Greice Barbosa, 21 anos, moradora de Campo Grande, e que há dois anos tenta entrar na universidade. “Meu sonho é ser professora”, completa.

Mais de 90 mil fazem teste

Mais de 90 mil estudantes fizeram beste sábado o primeiro simulado via internet do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O teste foi disponibilizado para 2,2 milhões alunos do terceiro ano das redes pública e particular. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 350 mil estudantes se inscreveram para fazer o simulado virtual, sendo 50 mil apenas neste sábado.

O simulado teve duração de quatro horas e 80 questões para serem respondidas. As perguntas foram elaboradas com base no conteúdo ensinado nas salas de aula até abril.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante chegou a cogitar que a pasta tentará introduzir a prova de redação aos simulados. Mas ainda não há prazo para que isso ocorra. De acordo com o ministro da Educação, a vantagem de fazer os testes é que o aluno poderá ter noção de seu desempenho, já que os pontos são calculados com base no mesmo critério do Enem - a metodologia Teoria de Resposta ao Item.

Algumas instituições oferecem cursos presenciais gratuitos preparatórios para o Enem. Conheça alguns deles:

Cursinho da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense)
Telefone: 0800-252004
E-mail: prevest@uenf.br
Endereço: Prédio da Reitoria da Uenf, sala 112.

PVNC – Pré-vestibular para Negros e Carentes
Site: http://www.facebook.com/pvnctijuca

Curso Pré-Vestibular Comunitário Santo André
Telelegone: (21) 2580-2249
E-mail: presantoandre@yahoo.com.br
Site: http://www.pvcsa.50webs.com/
Perfil: Curso preparatório anual que atende estudantes de baixa renda da Região Metropolitana do Rio.

PVS – Pré-vestibular Social do CECIERJ

Telefone 0800-2820636
http://cederj.edu.br/prevestibular/conheca-o-pvs/
Endereço: Rua da Ajuda n/ 5, 15° andar, Centro, Rio
Perfil: Curso oferecido pelo governo do Estado do Rio

Saber para Mudar – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Telefone: 3705-2227 r. 255.
Site: http://www.ffp.uerj.br/
Endereço: Rua Dr. Francisco Portela 1470, Patronato, São Gonçalo – RJ

Curso Pré-Vestibular Popular da Engenharia da UFF

Telefone: (21) 24210-240
Endereço: Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala 242 A, São Domingos, Niterói.

Pré-Vestibular ACEP - Ação Comunitária da Escola Parque

Telefone: 3528-4450
Endereço: Rua Pedra de Itaúna, 111, Barra da Tijuca.

Educação de Temer deve ficar com DEM

O vice-presidente Michel Temer já está quase decidido a entregar para o DEM uma das mais cobiçadas — e difíceis — pastas do governo: O Ministério da Educação. O martelo deve ser batido no começo da semana. O nome mais forte para comandar o ministério é o do deputado Mendonça Filho (PE). Outros cotados são os José Carlos Aleluia (BA) e Rodrigo Maia (RJ).

A palavra final será dada após uma conversa formal de Temer com o presidente do DEM, senador José Agripino (RN), na próxima terça-feira. Antigo PFL, o DEM conta com 29 deputados federais e quatro senadores. De perfil conservador, o partido deve encontrar resistência das universidades federais, área tradicional das esquerdas.

O embate entre petistas e DEM na Educação é forte desde 2004 quando, o partido ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com Ação Direta de Inconstitucionalidade questionando o ProUni, programa do governo do PT que concede bolsas de estudos integrais e semi-integrais. O STF indeferiu por 7 votos a 1. O DEM é contra o sistema de cotas.

No Planejamento, Temer deve colocar o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que terá fortes poderes e função de estimular investimentos no país por meio do BNDES que ficaria sob a batuta da pasta. O senador enfrentará inquérito do Supremo para apurar suposto envolvimento em vendas de emendas a MPs do setor automotivo.

Você pode gostar