Por thiago.antunes

Rio - Para evitar entrar para a lista dos atrasados do Enem amanhã, atenção aos horários: no Rio, os portões abrem às 12h, fecham às 13h, e a prova inicia às 13h30. A prova termina às 19h.

Aparelhos eletrônicos, relógios, materiais de consulta, chapéus e similares não poderão ser usados durante a prova, devendo ficar em envelope lacrado sob a carteira. Água, alimentos industrializados, frutas e sanduíches em embalagens transparentes podem ser levados. A nutricionista Clarissa Fujiwara recomenda: "É necessário que o vestibulando não coma alimentos fora de sua rotina ou que possuam propriedades que provoquem desconforto". 

Candidatos também devem priorizar alimentos leves, e durante o exame, foco na hidratação e alimentos que aumentam a energia: "Para beber, água, isotônico ou suco. Para comer, frutas, barras de cereal e chocolates".

Algumas dicas também podem facilitar na hora da prova. "Concentrem-se nas questões fáceis, e deixem as difíceis para o final. Jamais deixe a redação por último, se o tempo para as questões acabar, o aluno pode 'chutar', mas na redação isso não é possível e o aluno será penalizado com perda significativa de pontos", recomendam professores do Descomplica, plataforma de aulas preparatórias. 

E ainda dá tempo de revisar o conteúdo antes da prova: na internet, diversos canais promovem aulões gratuitos. O Descomplica vai transmitir um aulão de 12 horas das 9h às 21h no site descomplica.com.br. Outro curso, o ProEnem, faz maratona de seis horas de revisão, a partir das 10h, no endereço proenem.com.br.

Você pode gostar