Por felipe.martins

Rio - O deputado federal Tiririca (PR-SP), aquele que na campanha política de 2010 disse que 'pior que tá não fica", voltou abusando ainda mais de sua veia cômica no horário eleitoral gratuito deste ano. Trajado como o cantor Roberto Carlos, em alusão à propaganda do 'Rei'  para uma empresa de carnes, o palhaço brinca com a letra de 'O Portão' cantando (ou dublando) que 'Brasília é o seu lugar'.

A letra da versão ficou desta maneira: 'Eu votei, de novo vou votar. Tiririca, Brasília é o seu lugar'. Ele ironiza o comercial da Friboi ao dizer para a câmera : "Que bifões, bicho". Por fim, arremata sua participação na propaganda política com o novo slogan "Está de cheio da política, vote Tiririca".

Em 2010, Tiririca foi eleito deputado federal pelo PR com a maior votação do país: foram mais de um milhão e trezentos mil votos. O número expressivo propiciou, a reboque, a eleição do mensaleiro Valdemar da Costa Neto, preso no final do ano passado. Costa Neto havia renunciado para não perder os direitos políticos e conseguiu voltar ao Congresso na carona do sucesso do deputado-palhaço.

Cercado por enorme desconfiança, o humorista pautou seu mandato por projetos de lei em defesa do circo e do artista circense. Ele é um dos deputados mais presentes e, em 2011, não faltou a nenhuma sessão da Câmara dos Deputados. Um dos projetos do deputado visa facilitar o acesso do trabalhador do circo ao Sistema Único de Saúde (SUS) que é prejudicado pela falta de endereço fixo de quem trabalha na área. Em outra proposta, torna mais claro o acesso das artes circences à Lei Rouanet. 

No início do ano passado, Tiririca chegou a anunciar a desistência da política para voltar a se dedicar à carreira humorística, mas, ao não conseguir espaço em uma emissora de televisão, acabou cedendo à pressão do PR e voltou a postular o cargo de deputado federal. 




Você pode gostar