Por felipe.martins

Rio - "Horrorizada", assim a candidata do Psol à Presidência da República, Luciana Genro, reagiu à postagem do apresentador do SBT e humorista Danilo Gentili ao compará-la ao ditador nazista Adolf Hitler. Ela pensou em processar o apresentador e só desistiu depois que a polêmica provocação foi retirada do Twitter. A troca de farpas entre os dois começou durante a entrevista de Luciana ao 'The Noite' veiculada na segunda-feira. Em determinado momento, após as insistentes críticas do ex-repórter do CQC ao comunismo, Luciana soltou um 'Vai estudar, Danilo', que virou meme nas redes sociais.

"Eu fiquei horrorizada. Apologia ao nazismo é crime. Eu tenho família de origem judia. Esse tipo de brincadeira é incaceitável. Se ele não tivesse tirado a postagem eu o teria processado", disse a candidata.

Esse tipo de brincadeira é incaceitável, disse Luciana Genro sobre provocação de Gentili no TwitterReprodução Internet

Ela lembrou o momento em que verbalizou a frase que viralizou na internet, quando mandou o entrevistador estudar. "Foi muito espontânea a minha resposta a ele. Tanto o Danilo, como o Roger e o Bacalhau (músicos do Ultrage a Rigor e integrantes do elenco do programa do SBT) agiram de maneira tendenciosa durante a entrevista, creio que fruto de uma desinformação também. Eles citaram Cuba como um exemplo concreto de socialismo, o que não é verdade", comentou. 

"Cuba avançou em muitos aspectos econômicos na garantia dos direitos sociais, mas tem muitas dificuldades nos aspectos democraticos até pelo bloqueio imposto pelos Estados Unidos que resulta em algo distorcido que não é aquilo que nós defendemos. O nome do Psol por si só representa o que acreditamos: socialismo e liberdade", completou Luciana Genro.

Ela reafirma que vê falta de informação do apresentador sobre o tema. "Ele não tem a mínima noção do que é o socialismo. Os exemplos que ele deu, citando a Coreia, demonstram total desconhecimento da parte dele", concluiu. Apesar dos contratempos, ela afirma que voltaria ao programa do SBT caso fosse convidada. "Pude expressar algumas das ideias que defendemos e para o Danilo foi bom também. Há muito tempo ele não tinha tanto destaque nas redes sociais", concluiu a candidata.

O apresentador e humorista Danilo Gentili foi procurado pelo DIA por meio de sua assessoria de imprensa, mas até o fechamento desta reportagem não havia se posicionado sobre o caso. 

Alfinetadas durante programa na televisão

Durante a entrevista, realizada no programa ‘The Noite’, o humorista perguntou sobre as experiências de socialismo e comunismo, associando os regimes às mortes ocorridas em países como China, Cuba e Coreia do Norte. Em resposta, ouviu que “deveria estudar mais um pouco”.

Os dois continuaram a trocar farpas nesta terça-feira à tarde, via Facebook, mobilizando defensores dos dois lados. Gentili postou um ‘meme’ em que associa a resposta que ouviu de Genro ao ditador nazista Adolf Hitler, que comandou regime responsável pela morte de milhões de pessoas. “Não é bem assim, você precisa estudar. Eu sou muito bom em argumentos”, diz trecho da tirinha. Em resposta, a ex-deputada diz que o humorista “passou dos limites”.

“Gentili confirma que realmente precisa estudar. Apologia ao nazismo é crime. O holocausto nazista matou milhões. Minha familia tem origem judia e não admito brincadeira com esta tragédia da humanidade. Mais uma vez Danilo Gentili passa dos limites!”

Danilo Gentili associou Luciana Genro a HitlerReprodução Internet

A candidata e o humorista não paravam de discordar em diversos pontos durante o programa. Ela negou, por exemplo, o suposto envolvimento do deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) com adeptos da tática ‘black bloc’, responsável pela depredação de patrimônio em manifestações no Rio. Genro também se disse favorável à descriminalização da maconha e admitiu ter usado a droga na juventude. “Fui eleita deputada com 23 anos. Depois disso, não poderia usar mais ilícitos”, rebateu a candidata.

Roger Moreira, vocalista da banda ‘Ultraje a Rigor’, também participou da conversa, que durou cerca de 20 minutos. O músico disse que socialismo e comunismo “já mataram mais de 80 milhões de pessoas no mundo” e que “velhões babões” ainda acreditam neles.

Meme nas redes sociais%2C Luciana Genro sugeriu ao apresentador do SBT que voltasse a estudarReprodução Internet

“Muito se fala dos assassinatos cometidos por regimes ‘stalinistas’, mas pouco se fala dos provocados pelo capitalismo, seja pelas guerras, pela fome, pelo desemprego. Em nenhum lugar do mundo temos um modelo a seguir, temos que construir o nosso. Por isso botamos o nome de socialismo e liberdade no nosso partido, para diferenciar de experiências autoritárias”, defendeu-se Genro.

Ao final, Gentili pediu que a candidata contasse uma piada em 30 segundos. Em vez disso, Genro preferiu pedir votos ao público. “Não deixa de ser uma piada”, retrucou o humorista.


 









Você pode gostar