Por nicolas.satriano

Rio - Em sabatina promovida pelo RJTV 1ª edição, no início da tarde desta quinta-feira, o candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho (PR), fez provacoções inesperadas à apresentadora Mariana Gross, e forçou a jornalista a sair em defesa da TV Globo. 

Garotinho e a jornalista Mariana Gross, apresentadora do RJ TVAgência O Dia

Abrindo a entrevista com o tema corrupção, a jornalista lembrou o caso de esquema que causou prejuízo de 234 milhões de reais aos cofres públicos, envolvendo duas secretarias do governo Garotinho, no qual o candidato segue como réu. Garotinho rebateu defendendo as escolhas feitas em seu mandato e deixou a mensagem: "Quem erra, paga pelos seus atos". E frisou: "eu não tenho essa condenação".  

Repetidamente Garotinho fez questão de explicar como é o funcionamento da Justiça e partiu para o ataque, provocando a TV Globo: "Agora mesmo acusaram a Globo de estar envolvida em um desvio milionário, com laranjas e paraísos fiscais. Eu não sei se a Globo é culpada, eu até acho que é", disse Garotinho

A apresentadora Mariana Gross interrompeu: "Candidato, a Globo não sonegou nada, eu deixo claro para o senhor". Garotinho atribuiu a denúncia à Polícia Federal. A apresentadora mudou de assunto e perguntou quais as propostas de Garotinho para o IPVA. 

Sobre a promessa de redução no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a jornalista apresentou dados que contradizem as propostas atuais de Garotinho com fatos que realmente ocorreram no período em que o candidato foi governador. A repórter perguntou como o eleitor poderia acreditar nas promessas do candidato, que promete reduzir o IPVA, se quando foi governador ele aumentou o imposto.  

Garotinho disse ter feito uma autocrítica e que, agora, considera, por exemplo, a redução do IPVA, mudanças na vistoria veicular e construção de moradias populares, pontos-chaves para a população do Rio.

"Quantas coisas na vida a gente faz autocrítica? Por exemplo, a Globo apoiou a ditadura. Depois, passou um tempo, né? Fez uma autocrítica e reconheceu que não devia ter apoiado a ditadura", voltou a atacar a emissora o candidato do PR. 

O candidato disse que também que é "vítima de perseguições" e que ninguém fez mais investimentos no Estado do que ele. Continuando a entrevista, Garotinho não pôde deixar de atacar o adversário peemedebista Luiz Fernando Pezão. Sobre o tema educação, Garotinho disse que "o secretario de educação devia ser preso, ele e o Pezão". 

A poucos segundos de fechar a entrevista, a repórter fez questão de dizer ao público da emissora que "a TV Globo nada sonegou, a TV Globo paga seus impostos".


Globo chama informações de mentirosas e reafirma que impostos foram pagos

Em nota, a Globo Comunicações e Participações reafirmou que "não há qualquer dívida em aberto com a Receita Federal com relação à aquisição dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002".

Mais detalhes do processo:

Em 16/10/2006, a emissora foi autuada pela Receita Federal, que entendeu que o negócio se deu de maneira a reduzir a carga tributária da aquisição.

Em 29/11/06, a empresa apresentou sua defesa junto às autoridades, fundada em sua convicção de que não cometeu qualquer irregularidade, tendo apenas escolhido uma forma menos onerosa e mais adequada no momento para realizar o negócio, como é facultado pela legislação brasileira a qualquer contribuinte.

No dia 21/12/06, a defesa da Globo foi rejeitada pelas autoridades e em 11/10/07, a empresa foi intimada da decisão desfavorável, apresentando recurso em 09/11/07. No dia 24/11/09, a Globo tomou a decisão de aderir ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal) e realizar o pagamento do tributo nas condições oferecidas a todos os contribuintes pelo Fisco. O pagamento foi realizado no dia 26/11/09, tendo a empresa peticionado às autoridades informando sua desistência do recurso apresentado (o que ocorreu em 04/02/10).


Você pode gostar