Por felipe.martins

Rio - O governador e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB) assumiu a liderança na pesquisa de intenção de voto divulgada nesta terça-feira pelo Ibope. Foi a primeira vez que o peemedebista apareceu na frente de Anthony Garotinho (PR) desde o início do ano. De acordo com o levantamento, Pezão subiu quatro pontos percentuais e agora está com 29% das intenções de voto, contra 26% de Garotinho, mesmo número registrado na última pesquisa, divulgada no dia 9 deste mês.

Veja a pesquisa do Ibope para governador. Clique na imagem acima para ver o infográfico completoArte%3A O Dia

O governador praticamente dobrou seu índice em menos de dois meses. Na pesquisa divulgada em 30 de julho, Pezão tinha apenas 15%, atrás de Marcelo Crivella (PRB), que estava com 16%, e Garotinho, que liderava com folga, à época com 21%. O índice do ex-governador aumentou ainda mais no fim de agosto, chegando a 28% contra 18% de Crivella e 16% de Pezão.

Na pesquisa divulgada nesta terça, Marcelo Crivella manteve a terceira colocação e os 17% dos levantamentos anteriores. Em quarto está Lindberg Farias (PT), que tinha 11% em julho, subiu para 12% em agosto, voltando novamente para 11% no início de setembro. Na penúltima pesquisa foi para 9% e agora tem apenas 8%. Tarcísio Motta (Psol) tem 2%; Dayse Oliveira (PSTU), 1% e Ney Nunes (PCB), 0%. O número de indecisos é de 7%, e 10% pretendem votar em branco ou anular o voto.

O Ibope fez, também, três simulações de segundo turno. O candidato Luiz Fernando Pezão venceria Garotinho por uma diferença de dez pontos percentuais (43% x 33%). Numa disputa com Marcelo Crivella, a diferença a favor de Luiz Fernando Pezão seria de 41% contra 33%. Na simulação entre os candidatos Marcelo Crivella e Anthony Garotinho, o primeiro seria o vencedor, com 36% contra 34% do ex-governador.

O Ibope também levantou a rejeição dos candidatos, ou seja, em quem o eleitor não votará de jeito nenhum. Garotinho lidera com 39%. Lindberg tem 18%, Pezão, 16%, e Marcello Crivella, 12%. A avaliação do atual governo também foi medida: 4% dos eleitores consideram a gestão de Pezão ótima; 27% acham boa e 38%, regular. Outros 10% julgaram ruim e 9%, péssima. Onze por cento dos entrevistados não souberam responder. O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o nº BR-00749/2014.

Romário segue na frente com 44%

Na corrida pela vaga no Senado, o deputado federal Romário (PSB) segue na preferência do eleitorado fluminense com os mesmos 44% das intenções de voto registrado na pesquisa anterior, divulgada no dia 9 deste mês.

A julgar pelo levantamento feito pelo Ibope, o deputado do Partido Socialista Brasileiro deve ficar mesmo com a vaga, a não ser que um grande fato novo modifique o quadro atual, já que seu principal adversário, o vereador Cesar Maia (DEM) manteve também os 21% apontados pela pesquisa anterior.

Eduardo Serra (PCB) caiu de 4% para 2%, mesmo percentual atingido de Carlos Lupi (PDT) e Liliam Sá (Pros). Os demais candidatos, juntos, alcançaram 2% das intenções de voto. 11% dos entrevistados disseram que não sabem em quem votar ou não responderam a pesquisa. Outros 15% informaram que devem votar em branco ou anular o voto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Você pode gostar