Por daniela.lima

Rio - O governador Luiz Fernando Pezão deve ser reeleito pelos fluminenses para mais quatro anos no pleito de outubro. Pelo menos é o que garantem dois dos três especialistas em previsões ouvidos pelo DIA

Pai Renato de Oxalá%2C taróloga Adriana Kastrup e Pai Mago%2C videnteJoão Laet / Agência O Dia


Ubirajara Pinheiro, o Pai Mago, é um deles. Procurado até por Eike Batista, que recorreu a ele na tentativa de salvar seu império, Pai Mago recebeu a equipe de reportagem em seu imponente casarão no Humaitá e, entre anjos e demônios, santas e pomba-giras, garantiu a reeleição de Pezão.

“Não vai mudar. Continua o que está”, disse, em tom misterioso, olhando fixamente para o horizonte. Para o vidente, o governador será eleito num segundo turno conturbadíssimo contra Garotinho, onde forças ocultas de parte a parte inundarão o noticiário de denúncias tenebrosas.

“Vai ser um bombardeio. Muita sujeira. Mas não vai atrapalhar a reeleição. Pezão está forte. Cabral não acabou de vez por causa do Pezão. Tudo o que aconteceu estava previsto”, garante o enigmático Mago.
A taróloga Adriana Kastrup também aposta na reeleição de Pezão, mas prevê um 2015 muito difícil no Estado do Rio na área da segurança pública. Mas não só.

“Vai ser um ano de muito desemprego no estado. O Pezão se reelege, mas não terá vida fácil. Tomara que a polícia trabalhe bem, pois vai ser um ano muito confuso”, diz.

As cartas do Tarô, no entanto, já erraram este ano. Adriana diz que a previsão inicial mostrava um segundo turno entre Pezão e Lindberg Farias, em vez de Garotinho. E que uma possível volta do ex-governador seria trágica para o Rio.

“Seria um desastre as pessoas terem de blindar seus carros por causa da violência”, exagera a taróloga, moradora do Jardim Botânico, aparentando um certo pânico com a possibilidade de suas previsões darem errado e Garotinho vencer.

Para Pai Renato de Oxalá, no entanto, a vitória será de Garotinho. Foi o que apontaram os búzios e também o baralho cigano. E não haverá motivo para ninguém blindar carro, garante.

“Garotinho tem os defeitos dele, mas é filho de Ogum e de Oxum. É guerreiro. E mesmo não sendo um ano de Ogum, pois estamos em ano de Iansã, ele tem uma energia positiva, convence as pessoas”, explicou Pai Renato de Oxalá. 

LUIZ FERNANDO PEZÃO (PMDB)

Para a taróloga Adriana Kastrup, Pezão terá de equilibrar os pratos para conseguir tocar seu segundo mandato, fazendo muitas concessões para conseguir um mínimo de governabilidade. “Se não equilibrar bem estes pratos, a casa vai cair. Mas as cartas mostram que ele conseguirá, com muito trabalho, este equilíbrio, graças a seu perfil conciliador. Mas o ano será difícil”, prevê Adriana.

ANTHONY GAROTINHO (PR)

Pai Renato de Oxalá garante que Garotinho será eleito pelo que viu nos búzios e no baralho cigano, onde apareceu para ele a carta do Cavaleiro, que significa triunfo, ação, coragem e progresso. Concretização e realização dos objetivos. “É uma carta muito forte. Como se dissesse que não há chance para outro candidato sair vencedor. É 100% Garotinho, apesar dos bons concorrentes que ele tem”.

MARCELO CRIVELLA (PRB)

O bispo da Igreja Universal do Reino de Deus não se saiu bem nas previsões dos especialistas. Pai Renato de Oxalá disse que baralho cigano considera Crivella “um bom candidato, mas que não é páreo o suficiente para um ano que deve ser de Garotinho”. Ubirajara Pinheiro, o Pai Mago, foi duro ao jogar os búzios para o candidato do PRB. “Ele não chega!”, disse, em tom amedrontador. 

LINDBERG FARIAS (PT)

Quarto colocado nas pesquisas, Lindberg Farias ainda nutre esperanças de chegar ao segundo turno com base no voto dos eleitores ainda indecisos, o que foi mostrado inicialmente no Tarô de Adriana Kastrup e ainda não está totalmente descartado. “Todas as cartas mostravam um segundo turno entre Lindberg e Pezão. Acho que alguma coisa ainda pode acontecer com Garotinho”, diz Adriana.

Você pode gostar