Por nicolas.satriano

Rio - O último debate de candidatos ao Palácio Guanabara foi marcado pela unificação de críticas ao governo peemedebista e constantes citações ao ex-governador Sérgio Cabral. Ataques a Luiz Fernando Pezão, atual governador e candidato à reeleição pelo PMDB, também foram recorrentes. "Cabral deve estar rindo porque seu candidato (Pezão) está em primeiro das pesquisas", alfinetou Crivella em o que seria a primeira de uma série de duras cutucadas. 

Foram convidados ao encontro promovido pela Globo na noite desta terça-feira, além de Pezão, outros quatro candidatos com representação na Câmara dos Deputados, Anthony Garotinho (PR), Lindberg Farias (PT), Marcelo Crivella (PRB) e Tarcísio Motta (Psol). Confira abaixo como foram os quatro blocos do debate. 

Candidatos disparam contra Pezão em último debate%2C na GloboAndré Mourão / Agência O Dia


Primeiro bloco

Lindberg começou perguntando a Marcello Crivella sobre educação, citando o Ciep do século XXI como uma das principais promessas de seu governo. O candidato do PRB fez críticas à lógica clientelista da educação e inicia ataques ao governo de Sérgio Cabral, dizendo que o ex-governador deve estar rindo porque "seu candidato está em primeiro nas pesquisas". Crivella seguiu alfinetando o governo Pezão e chamando-o de "governo fracassado". Disse também que partido é "coveiro do melhor projeto de educação, os Cieps".

Lindberg falou de seus projetos em Nova Iguaçu quando prefeito e diz que 30% de jovens, atualmente, nem estudam e nem trabalham. Petista ofereceu promessas e critíca as políticas de educação. Retomando, Crivella seguiu com críticas e atacaou aprovação automática e evoca manifestações de junho de 2013 "Fora Cabral".

Pezão disse lamentar que dentro do congresso o endividamento dos estados não seja discutido e fez críticas a Crivella e Lindberg que, segundo ele, como senadores, negligenciaram o estado do Rio.

Garotinho disparou acusando campanha de Pezão de "milionária" e falou sobre superfaturamento de passagens intermunicipais. Petista Linberg também assumiu postura de ataque a Pezão e disse que transporte público, assim como agência reguladora, são ligadas ao PMDB.

Tarcísio perguntou à Garotinho sobre milícias e disse que elas precisam ser enfrentadas. Candidato do Psol disse que associações paramilitares nasceram na administração do ex-governador, cresceram no governo de Rosinha Garotinho e se consolidaram no governo Cabral.

Segundo bloco

Lindberg assumiu melhora do Ideb do Rio e destaca números negativos na educação. Petista voltou a falar de Cieps e diz que foi "criminoso" o que fizeram com centros educacionais. Disse defender as UPPs e fez promessas com o objetivo de garantir a entrada de jovens no mercado de trabalho. Candidato do PRB, Crivella disse que serviço público está sendo posto em segundo plano.

Sobre funcionalismo público, Tarcísio disse que governo fechou escolas e destruiu hospitais. Garotinho lembra que vice é funcionário público e foi "colocado na cadeia" por Sérgio cabral. Tarcísio chamou de "atitudes cabralinas" medidas tomadas por Garotinho.

Lindberg e Crivella, sobre as Olimpíadas, unificaram ataques e falaram sobre as oportunidades para Olimpíadas de 2016. Candidato do PRB voltou a atacar governo de Pezão dizendo que quem está por trás da administração é Sérgio Cabral.

Candidato à reeleição, Pezão e Tarcísio dicutiram moradias e postulante do Psol volta a comparar governador à Cabral.

Sobre saúde, Tarcísio disse que Organizações Sociais (OS) representam a privatização do setor. Pezão rebateu com promessas e repete que "há muito para ser feito". Candidato destaca conquistas do governo e diz que valorizará profissionais da saúde.

Terceiro bloco

Ao falar sobre transportes, Lindberg questionou nomeações na Agetransp e Pezão rebateu com promessas e diz que Linha 3 do metrô foi impossibilitada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Peemedebista voltou a dizer "há muito a ser feito".

Tarcísio e Crivella debateram resoluções para segurança pública e candidato do PRB voltou a alfinetar governo.

Crivella citou campanha presidencial e fez críticas a "Aezão". Pezão disse que não precisa falar sobre relacionamento com presidenta Dilma e disse que apoia inteiramente a campanha da presidenta.

Tarcísio pontuou: "Pezão, cadê o Amarildo?". Candidato peemedebista rebateu dizendo que governo foi responsável por identificação de criminosos e, antes, "muitos Amarildos sumiam e ninguém sabia". "Eu acho um desrespeito você começar essa resposta sorrindo", sublinhou Tarcísio na réplica. Pezão retomou falando de valorização do policial.

Em pergunta à Lindberg, Garotinho acusou Pezão de ter investido em "termas", casas de massagem, e questionou vazios de incentivos fiscais no governo do PMDB, chamados por ele de "imorais". Se eleito, Anthony Garotinho disse que revogará incentivos dados por governo de Sérgio Cabral e Pezão.

Quarto bloco

"Toda a minha campanha está transparente", responde Pezão à pergunta de Tarcísio Motta. Candidato do Psol acusou empreiteiras e empresas de saúde de serem as principais financiadoras da campanha do peemedebista. Pezão rebateu falando sobre relação do Psol com sindicatos e casos de corrupção dentro do partido.

Ataques ao governo do PMDB prosseguiram e Crivella e Lindberg, novamente, unificaram ataques e questionaram investimentos em infraestrutura. Senador Crivella prometeu manter ganhos de governo atual, mas diz que utilizará verbas para reformulação da Cedae e fará investimentos na Baixada Fluminense. Pezão exaltou que empresa de abastecimento deixa, hoje, 30 milhões de lucro. Segundo Crivella, Baixada está abandonada e o que o que falta ao estado é planejamento.

Crivella chamou governo Cabral de "tucano piorado" e seguiu se revezando com petista Lindberg no ataque ao governo estadual.

"Eu queria saber porquê?", questionou Garotinho a Pezão sobre programas sociais que, segundo candidato do PR, foram extintos no governo peemedebista. Em resposta, Pezão disse que que programas não davam certo, pois não havia segurança.


Você pode gostar