Por thiago.antunes

Rio - O PMDB ampliará ainda mais sua bancada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, segundo levantamento coordenado pelo professor Geraldo Tadeu Moreira, do Instituto Brasileiro de Pesquisas Sociais (IBPS). A legenda, que na eleição de 2010 chegou a perder assentos, deve ganhar mais três vagas e chegar a 15 cadeiras. Partidos de oposição, o PT deve manter seis cadeiras e o Psol dobrar o número de deputados, chegando a quatro.

O candidato Wagner Montes, do PSD, aparece no topo da lista dos prováveis eleitos, com mais de 353 mil votos. De acordo com o estudo, o resultado expressivo do apresentador de TV puxará seis correligionários para a Alerj e garantirá à sigla a segunda maior bancada da casa.

A equipe responsável pelo levantamento ouviu mais de cinco mil pessoas em 60 cidades do estado. O estudo indica os prováveis eleitos fazendo o cálculo do coeficiente eleitoral e está disponível na íntegra no site do DIA. “Eu esperava de 16 a 19 cadeiras, mas é um ótimo resultado para o PMDB”, disse o presidente regional do partido, Jorge Picciani, que figura entre os prováveis eleitos.

Ex-presidente da Alerj, Jorge Picciani confirmou que tentará retomar o posto que ocupou por quatro vezes. “Vou disputar a presidência. Espero que tenhamos um acordo com o (correligionário e presidente atual) Paulo Melo, mas já decidi que vou colocar meu nome à disposição. Acho legítimo que ele mantenha essa aspiração. Afinal, em outras vezes que me elegi, ele também tinha essa pretensão.”

Deputados mais votados

Wagner Montes (PSD)
Marcelo Freixo (Psol)
Paulo Melo (PMDB)
Cidinha Campos (PDT)
Flávio Bolsonaro (PP)
Thiago Pampolha (PTC)
José Luiz Nanci (PPS)
Tia Ju (PRB)
Pedro Fernandes (SD)
Waguinho (PMDB)
Dionísio Lins (PP)

Partidos com mais cadeiras

15 (PMDB)
7 (PSD)
7 (coligação PR e Pros)
6 (PT)
4 (PSOL)
4 (coligação DEM, PSDB e PPS)
3 (PDT)
3 (PP)
3 (coligação PTB e PTN)
2 (PRB)

Veja o resultado da pesquisa para deputado estadual

Você pode gostar